Connect with us

Guarujá em Foco

Final de semana atípico registra congestionamentos e lotação nas praias

Publicado

em

No último final de semana, Guarujá esteve tão cheia quanto em um final de semana prolongado; praias ficaram lotadas e, nas ruas, muitos transtornos no trânsito e na segurança pública

Da Redação

A prefeitura de Guarujá anunciou na sexta-feira passada (23), o início do planejamento da temporada de Verão 2023/2024. A previsão é que o Município receba mais de 400 policiais, a partir de 18 de dezembro.

No entanto, a previsão de um final de semana com tempo bom e temperaturas acima de 30 graus foi um convite aos cerca de 42.279 veículos que passaram pelo Sistema Anchieta-Imigrantes com destino ao Guarujá.

»» leia também: Guarujá inicia campanha de multivacinação em três unidades neste sábado (30)

A cidade esteve tão cheia quanto em um final de semana prolongado ou de temporada de verão, em janeiro. A ocupação da rede hoteleira chegou a 80% e as praias ficaram lotadas. Esse volume intenso de turistas vem sendo um padrão na cidade nos últimos dois meses, e com os feriados que ainda virão até o fim do ano, a preocupação com a segurança e com o ordenamento da cidade ganham prioridade.

Nestas semanas após o encerramento da Operação Escudo na cidade, ocorrido em 5 de setembro, Guarujá registrou um aumento nos casos de roubos e de furtos a pessoas e veículos, invasões em imóveis ocupados por turistas e até mesmo em estabelecimentos comerciais. A orla não ficou fora das estatísticas, com assaltos praticados especialmente por grupos de jovens, às vezes, em bicicletas.

A volta dos turistas para casa também é um problema. No último final de semana, surgiram inúmeros relatos de ocorrências de roubos devido aos carros parados no trânsito congestionado e, também, nas vias de acesso a rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Guarujá anunciou o início do planejamento da temporada de Verão 2023/2024. A previsão é que o Município receba mais de 400 policiais, a partir de 18 de dezembro

Moradores registravam o engarrafamento nas ruas paralelas à Avenida D Pedro, que está em obras, e em determinado ponto. “Sábado o trânsito ficou bem uns 20 minutos parados, sem que ninguém conseguisse sair do lugar, por que as ruas paralelas e as transversais à avenida ficaram lotadas e ninguém conseguia manobrar para deixar o outro passar. Foi uma loucura”, disse um morador da Rua Gerson Maturani.

“No trecho onde estávamos, antes do túnel, uns quatro rapazes por volta de uns 10 a 13 anos cercavam os vidros dos carros e levavam o que podiam, como telefone celular, brincos, pulseiras, correntes. Foi um horror porque você vê eles fugindo mas não sabe se vão voltar pra atacar você”, contou um morador do bairro Morrinhos que estava na Cônego e acompanhou a ação.

O motorista, que pediu para não ser identificado na reportagem, ainda contou não ter visto nenhuma viatura da polícia ou da Guarda Civil Municipal (GCM) no trecho do Atacadão até a entrada para o bairro.

No entanto, a prefeitura de Guarujá afirma que vem atuando para tentar minimizar os transtornos. Dados da Superintendência Municipal de Trânsito e da GCM apontam que no último final de semana, 475 veículos foram autuados por infrações, 28 bicicletas foram apreendidas e seis autos de fiscalização de comércio e posturas foram lavrados.

“Temos notado um aumento significativo de turistas na Cidade em finais de semana comuns. Para mantermos a segurança e o ordenamento do Município estamos pedindo esse reforço, que visa também os próximos feriados. A iniciativa se soma ao patrulhamento preventivo realizado pela Guarda Civil Municipal, e também pelas ações da Operação Delegada”, afirmou o secretário municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), Sandro Pereira.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement