Colunas
Coluna Micros
Opinião: O diálogo é sempre importante
Edição 5610
Nesta tarde de quinta-feira, durante o fechamento da edição, recebemos a notícia de que o prefeito de Guarujá, Válter Suman, recebeu comerciantes de Guarujá e Vicente de Carvalho, artesãos e representantes de associações comerciais para escutar as demandas de cada setor e, juntos, traçar estratégias de segurança para os próximos feriados e a temporada de Verão.
O prefeito ressaltou que “a pauta segurança requer cuidado frequente, principalmente pelo potencial turístico de nossa Cidade e pelo comércio pujante de Vicente Carvalho e da área central, que atrai diversas pessoas” e foi enfático ao afirmar que “não resta dúvida que precisamos potencializar a segurança, tanto para quem vem para o Município, quanto para os comerciantes”, afirmou o chefe do Executivo.
Entre os compromissos assumidos, o prefeito anunciou a busca de recursos para a aquisição de um sistema de câmeras de monitoramento integrado, com reconhecimento facial, leitura de placas, a fim de criar uma muralha eletrônica e coibir roubos e furtos.
Mas essa notícia é velha, já foi manchete dos jornais locais e ainda não aconteceu. Inclusive, cabe ressaltar que as primeiras câmeras adquiridas nesse projeto, distribuídas em pontos estratégicos do comércio e da orla, estão sendo degradadas pelo tempo por falta de manutenção e encontram-se fora de operação.
O comércio voltou a requerer a distribuição do efetivo da Operação Verão para as áreas comerciais de Vicente de Carvalho e destacou o patrulhamento por bicicleta, que facilita o tempo resposta das ocorrências.
Ao final, o grupo de comerciantes planejou uma nova reunião com a Promotoria Pública para relatar sobre a incidência de menores infratores. Um diálogo pode ser um passo na direção da solução, desde que as partes possam falar e serem ouvidas. Que tenhamos bons resultados desses encontros. Guarujá agradece.
Coluna Micros
Feriado
Guarujá realizará duas operações de segurança. A primeira, voltada para o Dia das Crianças, terá reforço do patrulhamento na área comercial e começa nesta sexta-feira (6). Já a segunda é a Operação Padroeira, que intensifica a segurança nas áreas turísticas e tem início na quinta-feira (12). Ao todo, a ação mobilizará 70 agentes por dia.
De 21 para 19
Na Câmara de Guarujá, o projeto que reduz o número de cadeiras para a próxima legislatura foi aprovado em definitivo nesta terça (3/10). Agora está aprovado e sacramentado: o Legislativo de Guarujá terá 19 cadeiras a partir de 2025, e não mais 21, como aprovado anteriormente.
Cabem 23
Atualmente, há 17 vereadores em vigência de mandato e, teoricamente, seria necessário ampliar os gabinetes para acomodar mais dois parlamentares e assessores. No entanto, o prédio que abriga a Câmara de Vereadores de Guarujá foi reformado em 2012 para acomodar até 23 vereadores.
Salário?
A discussão sobre a quantidade de cadeiras continuou entre oposição e situação até a votação. Mas, discussão boa mesmo na Câmara é quando vereador diz que vereador não precisa de salário. Aí a coisa esquenta. Até o ponto de chatear o presidente da Casa que sai logo em defesa: “vereador também trabalha e merece seu salário”.
Será?
Quem também trabalha e merece respeito são as merendeiras da rede municipal, que fizeram greve nesta semana. Será que chegou a esse ponto por falta de diálogo e vontade de fazer? Não é de hoje que a condução da Seduc vem cometendo erros que impactam na qualidade do ensino oferecido às crianças da cidade.
Gestão
As discussões sobre a falta de professores, indicativos duvidosos da qualidade da Educação na cidade, bem como da gestão da pasta deveriam ter mais espaço na Casa do Povo e mais ação no Executivo. Vereador é eleito para fiscalizar e ajudar a melhorar a gestão pública. Quando se abstém ou passa a defender governo a qualquer custo, perde a relevância. Mas perde mesmo, é a cidade.
Perguntar, ofende?
Em tempo, o deus Hórus é o deus solar dos céus e um dos mais importantes da mitologia egípcia, representando a luz, o poder e a realeza. Em Guarujá, Horus representa problema de transparência, pois, um requerimento solicitando informações sobre a contratualização do programa federal Horus com o município foi rejeitado. Perguntar, ofende?
Sirana
A vereadora Sirana Bosonkian apresentou uma Moção em referência ao Dia do Idoso. A data destaca a importância das políticas públicas voltadas à terceira idade já conquistadas a partir da Constituição de 1988 e da publicidade aos direitos adquiridos. Outra data lembrada foi o Dia do Vereador, comemorada em 01 de outubro.
Sirana II
O mês de outubro chegou e com ele a Campanha de Conscientização ao Câncer de Mama. A vereadora Sirana usou a tribuna para destacar o período de atenção para a prevenção às mulheres e para que os homens também incentivem as mulheres ao auto-cuidado. Prevenção salva vidas! Parabéns, Sirana!
Samba no Anhembi
A comunidade do samba está em festa em Guarujá. A escola de samba paulistana Vai-Vai escolheu no domingo (1), o seu samba para o Carnaval de 2024. A escola levará para Avenida no Anhembi o enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”.
Mario é Guarujá
O samba vencedor que homenageia movimentos culturais como o Hip Hop, tem como um dos autores o vereador Mario Lucio. “Guarujá vai estar na Avenida”, garantiu o parlamentar ao comemorar o feito.
Plastipel
A próxima segunda-feira, dia 9, acontece a inauguração da nova Plastipel. A loja está linda e fica na Avenida Adhemar de Barros, esquina com a Rua Antonio Miguel dos Santos. É mais uma empresa fortalecendo o comércio da cidade. Parabéns e sucesso!
Uvebs
Na semana que passou, esta coluna destacou a atuação da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), em defesa aos vereadores de Guarujá, Professor Anderson Figueira (Podemos) e Waguinho Fé em Deus (União Brasil), os quais denunciaram que desde o ano passado, têm enfrentado restrições em sua capacidade de fiscalização de espaços públicos mantidos pela prefeitura.
Uvebs
Em resposta às ações da prefeitura, a Uvebs manifestou sua preocupação com o que considera uma tentativa de cercear a capacidade de fiscalização dos vereadores.
Resposta
Em resposta à Uvebs, a Prefeitura de Guarujá encaminhou nota à nossa coluna onde informa que reconhece e respeita a independência entre os poderes legalmente constituídos e preza pela transparência de todos seus atos.
Resposta II
Mas esclarece que “há um rito a ser cumprido para o exercício da fiscalização por parte dos parlamentares, o que no caso em tela, de 2022, não foi respeitado. O Município sustenta que a capacidade fiscalizatória do parlamentar não pode ser exercida de forma ilimitada, de maneira individualizada, à revelia do Poder Legislativo como um todo, sem que este cumpra todas as regras previstas no regimento interno da Casa de Leis”.
Resposta III
A Prefeitura alega que “à época negou, veementemente, a procedência da denúncia, e repudiou a incursão do parlamentar, na companhia de populares, às instalações de uma escola, onde houve violação de caixas acondicionadas, causando possíveis danos ao patrimônio público e tumultuando a rotina administrativa.”
You must be logged in to post a comment Login