Dois importantes patrimônios históricos de Guarujá passaram por vistoria técnica na última quinta-feira (9). A ação avaliou as condições da Ermida do Guaibê e do Forte de São Felipe, na região do Rabo do Dragão.
»» Leia também: Guarujá abre participação para LDO 2027
O objetivo foi analisar o estado de conservação e os acessos entre os locais, visando futuras ações de restauração e revitalização.
A vistoria contou com participação de secretarias municipais e do Governo do Estado, com foco em turismo, cultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. As diretrizes seguem parâmetros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Os dois pontos são considerados patrimônios históricos e áreas de proteção ambiental. O acesso ocorre pela Trilha das Ruínas, em meio à Mata Atlântica, na estrada Guarujá-Bertioga.
Construída no século XVI, a Ermida do Guaibê é uma das primeiras igrejas do Brasil e está ligada à atuação do padre José de Anchieta. O local também é conhecido pelo “Milagre das Luzes”, relato histórico sobre um fenômeno luminoso associado à capela.
Já o Forte de São Felipe, erguido em 1552, é um dos marcos da arquitetura militar portuguesa. O espaço também ficou conhecido pela passagem do aventureiro alemão Hans Staden.


COMENTÁRIOS