Bertioga
Prefeitura de Bertioga elimina mais de 750 criadouros com larvas do Aedes Aegypti
Com a alta dos casos de dengue em todo o Brasil, a Prefeitura de Bertioga intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Com isso, até o momento, 758 criadouros com larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya foram eliminados neste ano.
»» Leia também: Sabesp deve investir R$ 22,3 bilhões na Baixada Santista até 2060
Os focos são eliminados durante as visitas casa a casa, realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e equipes da Vigilância Sanitária. Os criadouros são combatidos mecanicamente ou com uso de produtos alternativos, como detergente e sal grosso.
“É importante que a população receba os agentes, que estão sempre devidamente uniformizados e com crachá de identificação, para que eles possam verificar seu imóvel. Todos são treinados e capacitados para identificar possíveis criadouros e buscar larvas, caso haja situações que permitam a proliferação do vetor transmissor das arboviroses, como a dengue”, reforçou Marly Inês dos Reis, diretora de Vigilância em Saúde.
Cuidados caseiros
A população pode contribuir com cuidados caseiros, que devem ser realizados ao menos uma vez por semana, como verificar se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas; Retirar pratos de baixo dos vasos de plantas; Limpar as calhas, bandeja coletora de água do ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira; tratar a água da piscina, lavar o recipiente e trocar a agua dos pets diariamente, entre outros.
De acordo com a Secretaria de Saúde, outra medida de prevenção, além da eliminação dos focos em seu imóvel, é utilizar diariamente um repelente de qualidade, com registro na Anvisa.
You must be logged in to post a comment Login