Mês do Patrimônio é celebrado com programação especialOficinas, passeios e documentários fazem parte da programação cultural que segue até 27 de agosto em Guarujá. Foto: Divulgação/PMG

HomeEntretenimento

Mês do Patrimônio é celebrado com programação especial

Guarujá inicia nesta sexta-feira (7) a programação do Mês do Patrimônio, com atividades gratuitas voltadas à valorização da história e da cultura do município. A agenda segue até o dia 27 de agosto e reúne oficinas, passeios, exibições audiovisuais e encontros sobre preservação.

»» Leia também: Escola em Vicente de Carvalho ganha ensino integral

Entre sexta (7) e domingo (9), a cidade participa da 7ª Jornada do Patrimônio, iniciativa do Sistema Estadual de Patrimônio Cultural de São Paulo (SISEP) e da Fundação Energia e Saneamento (FES).

A programação começa com a oficina “Retratando a Fortaleza”, no Museu Histórico Fortaleza da Barra Grande, e segue com atividades que exploram locais como Prainha Branca, Ermida de Santo Antônio do Guaibê, Guaiúba, Tombo e Mirante da Campina.

Também estão previstos os lançamentos do documentário “Pedra e Concha: Vozes de Sambaqui”, além do 1º Encontro do Patrimônio Material e Imaterial de Guarujá, no dia 27 de agosto.

As inscrições para algumas oficinas devem ser feitas antecipadamente pela internet. Guarujá possui um importante conjunto de patrimônios históricos, arqueológicos e naturais, incluindo sambaquis, construções históricas e áreas preservadas.

Confira a programação:

Dia 7/8 (sexta-feira) – 7ª Jornada do Patrimônio do Estado

Oficina Retratando a Fortaleza – Inscrição online

Horário da atividade: 10 às14horas

Número de participantes: 20

Local: Museu Histórico Fortaleza da Barra Grande

A oficina visa realizar um encontro entre o digital e a arquitetura que reside na Fortaleza da Barra Grande, compondo o registro digital (foto pelo celular) com a interpretação artística do desenho.

Esta atividade integra a programação oficial da Jornada do Patrimônio 2026, iniciativa do Sistema Estadual de Patrimônio Cultural de São Paulo (SISEP), programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Fundação Energia e Saneamento (FES).

Dia 8/8 (sábado) – 7ª Jornada do Patrimônio do Estado

Oficina de Paisagem Visual Ermida de Santo Antonio do Guaibê e Prainha Branca – Inscrição online

Horário da atividade: 10 horas

Número de participantes: 20

Local: Encontro na Entrada da Trilha da Prainha Branca

A oficina visa compreender a relação entre o espaço natural e o patrimonial,tendo como foco de observação as correlações entre o patrimônio tombado e o seu entorno.

Esta atividade integra a programação oficial da Jornada do Patrimônio 2026, iniciativa do Sistema Estadual de Patrimônio Cultural de São Paulo (SISEP), programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Fundação Energia e Saneamento (FES).

Dia 9/8 (domingo) – 7ª Jornada do Patrimônio do Estado

Gravando Patrimônios (Fortaleza / Guaiúba/ Mirante da Campina)

Inscrição encerradas

Horário da atividade: 10 horas

Número de participantes:15

Local:Encontro para pegar a van no Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Enseada)

A oficina visa realizar um passeio audiovisual, com o intuito de gravar pelo olhar do munícipe os patrimônios da cidade com foco na Fortaleza (Material), Icanhema (Arqueológico e Natural) e Campina/Pitangueiras (Arquitetônico/Negro).

Esta atividade integra a programação oficial da Jornada do Patrimônio 2026, iniciativa do Sistema Estadual de Patrimônio Cultural de São Paulo (SISEP), programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Fundação Energia e Saneamento (FES).

Dia 13/8 (quinta-feira) Lançamento Documentário “Pedra e Concha: Vozes de Sambaqui”– Da concha mar viemos

Horário da atividade: 20 horas

Local: Prainha Branca

O Guarujá possui em seu território um passado arquológico rico, que moldou as sociedades originárias. Tendo como foco a relação com a natureza, o documentário retrata a Prainha Branca, Sambaquis e os Morros tombados.

Dia 15/8 (sábado) Oficina e Caminhada de Paisagem Visual

(Pitangueiras /Tombo / Guaiúba) – Inscrição online

Horário da atividade: 10horas.

Número de participantes: 20

Local: ponto de encontro na Praia do Guaiúba

A oficina visa compreender e observar  a importância do patrimônio natural tombado na Cidade, em especial a região entre Guaiúba e Tombo, observando a relação imbricada entre natureza e urbanismo.

Dia 17/8 (segunda-feira) Lançamento do Documentário “Pedra e Concha: VozesdeSambaqui”– Pedras que contam histórias

Horário da atividade: 19 horas

Local: Teatro Procópio Ferreira

Tendo construções vitais para a história colonial, a segunda parte do “Pedra e Concha” vai até os prédios que são tombados, com foco em Santa Cruz dos Navegantes e o acesso à moradia.

Dia 22/8 (sábado) – Oficina de Paisagem Visual (Fortaleza da Barra Grande) – Inscrição online

Horário da atividade: 14horas

Número de participantes: 20

Local: Museu Histórico Fortaleza da Barra Grande

A oficina visa compreender a relação entre o espaço natural e o patrimonial, tendo como foco de observação as correlações entre o patrimônio tombado e o seu entorno. A ideia da atividade é realizar por meio do retrato digital

Dia 27/8 (quinta-feira) 1º Encontro do Patrimônio Material e Imaterial do Guarujá – Inscrição online

Local: Museu Histórico Fortaleza da BarraGrande

Horário: A partir das10 horas

Mesa 01 – Arquitetura e Patrimônio

Mesa 02 – Arqueologia e Memória patrimonial

Mesa 03 – Turismo e Patrimônio

O encontro estabelece discussão sobre os rumos do patrimônio natural,material e imaterial na Cidade, com especialistas do assunto e membros da comunidade civil, tendo como foco os desafios do Munícipio com os seus monumentos.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?