Estância do Leitor
A Educação como Pilar Fundamental para o Futuro Global
Por Priscilla Bonini Ribeiro*
Num mundo em constante mudança e repleto de desafios, a educação emerge como uma fonte vital para o progresso e a esperança. Como educadora e pesquisadora, mergulho profundamente na reflexão que o tema nos impõe, encontrando na educação não apenas uma resposta, mas uma promessa de transformação.
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Separei alguns números que nos instigam à preocupação. Com base nos relatórios da UNESCO, é preocupante constatar que, em 2018, cerca de 260 milhões de crianças e jovens em todo o mundo foram impedidos de ter acesso à educação.
Isso não apenas limita suas oportunidades, mas também perpetua um ciclo de desigualdade. O acesso à educação de qualidade deve ser reconhecido como um direito universal, essencial para o progresso social e econômico, especialmente à luz dos impactos exacerbados pela recente pandemia.
O estudo “Policy Review: Melhores práticas para recompor aprendizagens”, do Lemann Center da Stanford Graduate School of Education, em conjunto com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, revela um retrocesso significativo na educação brasileira em relação ao ano de 2019, destacando o período da pandemia e a maneira como o ensino remoto foi implementado como fatores determinantes.
Em São Paulo, especificamente, observou-se uma queda de aprendizagem de 60% em língua portuguesa e 80% em matemática em comparação com o que os alunos teriam aprendido em aulas presenciais. Refletindo sobre esse cenário, percebo o papel fundamental que a educação desempenha, tornando-se essencial enfrentar os desafios educacionais contemporâneos.
Acredito firmemente que é possível investir na construção de uma sociedade mais justa e coesa através da educação, promovendo mobilidade social e igualdade de oportunidades. E essa perspectiva não se limita apenas ao âmbito social.
A sustentabilidade ambiental no ensino superior também está relacionada de forma intrínseca à visão da educação como um pilar para o futuro global. Essa abordagem não apenas enriquece a formação dos estudantes, mas também fortalece um senso de responsabilidade coletiva em relação ao nosso planeta, destacando o papel da educação como catalisador para o progresso global.
Para além dos pontos já mencionados, a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional pode ampliar o acesso ao conhecimento e promover uma aprendizagem mais dinâmica e interativa.
No entanto, é essencial enfrentar a exclusão digital, garantindo a qualidade do conteúdo online e preparando os educadores para a utilização eficaz das ferramentas tecnológicas.
Assim, ao considerarmos a importância da educação como um agente transformador tanto social quanto ambientalmente, reconhecemos a necessidade de uma abordagem abrangente e inclusiva para enfrentar os desafios do século XXI.
A educação, quando integrada com princípios de justiça, sustentabilidade e tecnologia, torna-se verdadeiramente a chave para um futuro mais promissor e equitativo para as gerações futuras.
Priscilla Bonini Ribeiro
Educadora, doutora em Tecnologia Ambiental, mestre em Educação, diretora-geral da Unaerp Campus Guarujá, pesquisadora da Fundação Fernando Eduardo Lee, diretora de Segmento Universidades do SEMESP
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