Connect with us

Brasil/Mundo

Governo de SP mostra projeto de desestatização da Sabesp para investidores em Londres

Publicado

em

Tarcísio abordou com os executivos os objetivos da oferta pública, que permitirá a antecipação da universalização do saneamento no estado

O governador Tarcísio de Freitas abriu nesta semana (1º), em Londres, na Inglaterra, uma rodada de reuniões com investidores profissionais para apresentar o projeto de desestatização da Sabesp.

»» Leia também: Diocese de Santos celebra 100 anos

O Governo de SP anunciou na sexta-feira (28) que a Equatorial é investidora de referência finalista na oferta pública secundária de ações da Sabesp com o valor total de R$ 6,9 bilhões pelo bloco de 15% de participação na empresa.

“O valor de captação é de aproximadamente R$ 7 bilhões, referente à tranche prioritária de 15% das ações dos 32% que serão transacionados, que serão vendidos. Com isso, a gente pode já ter uma ideia do tamanho e da relevância dessa operação, da dimensão daquilo que está sendo feito”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Começa agora a segunda etapa da oferta pública, quando investidores profissionais e não profissionais poderão apresentar suas intenções de investimento e pedidos de reserva na oferta pública, respectivamente.

“Estamos satisfeitos com a primeira etapa do processo, que tem como um de seus objetivos a universalização do saneamento, levando água potável, esgoto coletado, tratado, para as pessoas que hoje estão fora”, destacou o governador Tarcísio de Freitas durante as reuniões com executivos na capital inglesa.

A comitiva paulista participou de encontros com representantes de potenciais investidores. No restante da semana, o grupo se reúne com novos executivos em Londres e na Suíça.

Além do governador, também compõe a comitiva do Governo de SP a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natalia Resende, a titular da pasta de Comunicação, Laís Vita, e o presidente da Sabesp, André Salcedo.

Não haverá oferta primária, o que significa que apenas ações que hoje são do Governo de São Paulo serão ofertadas.

Universalização

Conforme anunciado desde o início do processo, o objetivo da desestatização da Sabesp é ampliar os investimentos, antecipando a universalização do saneamento nas áreas de atuação da Sabesp no estado de São Paulo até 2029 e reduzindo tarifas para todos, em especial aos mais vulneráveis.

Desestatização da Sabesp

“O cronograma previsto no início do processo de desestatização da Sabesp tem sido estritamente cumprido, com pleno diálogo com os poderes e sociedade civil”, diz o Governo.

O novo contrato de concessão da Sabesp, seus anexos e o Plano Regional de Saneamento Básico foram debatidos com a sociedade entre 15 de fevereiro e 15 de março deste ano, por meio de uma consulta pública e 8 audiências públicas.

Após avaliação das 975 contribuições recebidas, os documentos foram aprovados pela URAE-1 Sudeste (Unidade Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário Sudeste) em 20 de maio de 2024. E desde 21 de junho está aberta a oferta pública, cumprindo o objetivo anunciado de encerrar o processo até julho deste ano.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement