Colunas
A saúde em Vicente de Carvalho merece mais
Os moradores de Vicente de Carvalho estão prestes a virar uma nova página na história da saúde local. Com a inauguração do Centro de Especialidades a população ganha um reforço essencial no atendimento médico.
»» Leia também: Distrito de Vicente de Carvalho ganha Centro de Especialidades
Esse é um daqueles momentos em que a gente vê um sonho antigo da comunidade se tornar realidade, trazendo serviços médicos especializados bem mais perto de casa. A ideia de não precisar mais atravessar a cidade para chegar à Vila Júlia e conseguir atendimento no Ambulatório de Referência em Especialidades (ARE) é, sem dúvida, um grande alívio.
Quem mora em Vicente de Carvalho sabe bem o quanto isso significa. É a saúde se aproximando, facilitando a vida de milhares de pessoas que, muitas vezes, enfrentavam longas viagens e esperas para cuidar da saúde. Isso, quando não tinham que atravessar para Santos ou ir a cidades vizinhas para receber o atendimento que falta na cidade.
O novo centro promete mais de cinco mil atendimentos mensais em especialidades como pneumologia, cardiologia e dermatologia. E não para por aí: exames de ultrassom e eletrocardiogramas também estão na lista dos serviços oferecidos.
É um pacote completo para garantir que os moradores tenham acesso a cuidados de qualidade. Pelo menos foi isso que o atual governo prometeu e foi além. A meta é ambiciosa: zerar a fila de espera por consultas de especialidades em apenas 60 dias.
Segundo o Governo, essa fila já foi de 60 mil pessoas, e agira está em 12 mil. É um avanço e tanto, mas ainda há vidas sendo perdidas e lamentadas pela demora nos diagnósticos devido a morosidade para realizar exames.
A redução no indicativo é um exemplo claro de que, com planejamento e esforço e muita vontade política, é possível fazer uma diferença real na vida das pessoas. Que o próximo governo consiga tornar perene a qualidade que foi prometida com essa inauguração e que esse seja apenas o começo de muitas outras conquistas para a saúde da população em nossa cidade.
You must be logged in to post a comment Login