Connect with us

Brasil/Mundo

Campanha informativa do TSE combate desinformação nas Eleições 2024

Publicado

em

Com o slogan “A mentira destrói seu voto”, campanha busca fortalecer a democracia e a confiança no processo eleitoral

Da Redação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) lançaram, nesta terça-feira (6), em Brasília (DF), uma campanha informativa para combater a desinformação durante as Eleições Municipais de 2024. Com o slogan “A mentira destrói seu voto”, a ação busca fortalecer a democracia e a confiança no processo eleitoral.

»» Leia também: Candidato do CNU já pode conferir local de prova

A campanha apresenta duas cartilhas em formato playbook – uma destinada aos eleitores e outra aos jornalistas – adaptadas para atender às diversas regiões do país. O material educativo destaca a importância do jornalismo responsável e fornece orientações sobre o processo eleitoral, a segurança das urnas eletrônicas e a verificação de notícias falsas.

A iniciativa conta com a parceria de 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo profissional.

Durante o lançamento, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, enfatizou a necessidade de união do povo brasileiro em prol da democracia e da liberdade durante o período eleitoral. “Agora é hora de nos reunirmos de novo. Somos um povo todo querendo democracia e liberdade para todos, especialmente no período eleitoral”, declarou.

Cartilha para Eleitores

A cartilha “Como Funciona o TSE para os Eleitores” oferece informações detalhadas sobre o processo eleitoral, segurança do voto, atribuições do TSE, e orientações sobre como denunciar irregularidades e checar notícias falsas. O material também inclui ações de acessibilidade e diversidade, além de um glossário de termos técnicos.

Cartilha para Jornalistas

A cartilha “Como Funciona o TSE para os Jornalistas” visa auxiliar a cobertura jornalística das eleições, explicando o funcionamento do Tribunal, o sistema de tramitação de processos e julgamentos, e as principais decisões do TSE. O documento também aborda o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação (PPED), criado para minimizar os efeitos das notícias falsas.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement