Connect with us

Brasil/Mundo

Setembro Amarelo: conheça os programas relacionados à saúde mental oferecidos em SP

Published

on

Iniciativas auxiliam na prevenção ao suicídio e no cuidado integral à saúde mental, destacando a importância da educação e do acolhimento

No Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Governo do Estado de São Paulo promove uma série de iniciativas que têm como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir questões voltadas a saúde mental.

»» Leia também: Multas por queimadas em São Paulo ultrapassam R$ 25 milhões em 2024

De acordo com o doutor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Ênio Roberto de Andrade, a campanha do Setembro Amarelo tem um significado especial para os profissionais da área. “É a oportunidade de se conectar com o público, e falar sobre a importância de combater os transtornos mentais que podem ser silenciosos e graves.”

Ele também menciona os desafios enfrentados para se falar sobre saúde mental: “As pessoas têm receio de falar sobre isso porque têm medo de que o outro vai entender eles como uma pessoa louca. Uma coisa que a gente tem que ter em mente é que quase metade da população tem ou terá um transtorno psiquiátrico ao longo da vida”, afirma o doutor.

Para estimular a discussão voltada para temas relacionados à saúde mental, diversas iniciativas são promovidas pelo Governo de São Paulo, que oferece suporte e recursos essenciais para a população.

Veja abaixo os programas oferecidos para a população:

Conviva SP

Criado para atuar em prol da convivência, colaboração, segurança escolar, proteção e saúde, o Conviva SP está presente em 5.000 escolas da rede estadual, oferecendo orientação e apoio aos estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade.

O programa também identifica de forma precoce sinais de risco e fornece suporte adequado. Tudo isso faz parte de uma série de medidas que melhoram a convivência e aprimoram o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais humanizado.

Ame sua Mente na Escola

Criado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc), o projeto visa promover a discussão sobre saúde mental por meio de um curso oferecido aos servidores que fazem parte do Quadro de Apoio Escolar (Qae), do Quadro da Secretaria da Educação (QSE) e do Quadro do Magistério (QM), incluindo todos os servidores afastados em Órgão Central.

O objetivo é conscientizar sobre saúde mental e oferecer ferramentas para que os jovens possam lidar melhor com suas emoções e desafios. O curso é gratuito, realizado online e os interessados podem se inscrever através do formulário disponível na página da ação, no menu “Cursos e Formações”, no site da Efape.

Psicólogos nas Escolas

O trabalho dos psicólogos tem como foco as unidades e comunidades escolares, com atuação de 30 horas semanais em conjunto com estudantes e professores. O objetivo é melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e construir ambientes cada vez mais harmônicos e saudáveis.

O programa conta com aproximadamente 600 psicólogos que atuam na rede estadual de ensino. A ação faz parte do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP)

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement