Connect with us

Brasil/Mundo

Gabinete de crise para enfrentar chuvas é acionado

Publicado

em

O Governo de São Paulo vai montar um gabinete de crise no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) a partir das 8h desta sexta-feira (18) para coordenar ações de resposta rápida às fortes chuvas previstas para o estado durante o fim de semana. A medida inclui a presença de representantes de concessionárias de energia elétrica, como a Enel, permitindo uma comunicação eficiente e ações imediatas em caso de emergências.

»» Leia também: Bertioga inaugura novo prédio do Departamento de Trânsito para ampliar fiscalização viária

O anúncio foi feito após uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, onde o governador Tarcísio de Freitas exigiu um plano de ação completo das concessionárias para lidar com os eventos climáticos. Ele também cobrou o compartilhamento imediato de informações dos centros de controle operacionais das empresas com o gabinete de crise estadual.

“Precisamos garantir uma resposta rápida. O último evento foi inaceitável, com pessoas ficando dias sem energia elétrica. Vamos exigir que as concessionárias tomem todas as medidas possíveis”, afirmou Tarcísio.

A Defesa Civil Estadual alertou que o estado poderá enfrentar pancadas de chuva e ventos acima de 60 km/h entre sexta-feira e domingo, com potencial para eventos extremos, como raios e granizo. O acumulado de chuva pode chegar a 200 mm em algumas regiões.

Durante os próximos três dias, representantes do governo estadual estarão no centro de operações da Enel. Além disso, foi solicitado que as concessionárias façam um mapeamento dos pontos mais críticos, como hospitais e unidades da Sabesp, que possam ser afetados por interrupções no fornecimento de energia.

Participaram da reunião autoridades como o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, secretários estaduais, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o prefeito de Taboão da Serra, Ricardo Nunes, além de representantes da Sabesp, Aneel, Arsesp e concessionárias de energia.

Alerta meteorológico
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para chuvas intensas e rajadas de vento entre 18 e 20 de outubro. Uma frente fria trará precipitações significativas, ventos de até 60 km/h e possíveis granizos. O órgão também exigiu das concessionárias um plano de contingência para mitigar danos e interrupções no fornecimento de energia, além de reforço nas equipes de atendimento à população.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement