Regional
Registro, SP, ganha novo roteiro turístico sobre imigração japonesa com apoio do Sebrae
A cidade de Registro, no Vale do Ribeira, foi escolhida como sede do projeto piloto do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos (ART) do Sebrae-SP, com foco na história da imigração japonesa e na cultura oriental. O novo roteiro promete impulsionar o turismo local e resgatar as tradições japonesas, fundamentais para a identidade cultural da região.
»» Leia também: Bertioga abre inscrições para curso gratuito de técnicas circenses; veja como participar
Registro é um dos primeiros locais no Brasil a receber colônias de imigrantes japoneses, e o roteiro visa destacar esse legado histórico. Recentemente, uma equipe formada por empresários e representantes do setor testou o percurso entre setembro e outubro, identificando ajustes, definindo a precificação e estratégias de comercialização.
O lançamento oficial do roteiro está previsto para o evento Tooro Nagashi, tradicional celebração de Finados, que acontecerá na cidade entre os dias 1º e 3 de novembro.
Atrações do roteiro
Desenhado para ocorrer durante o fim de semana, o roteiro começa na sexta-feira e inclui visitas ao Bunkyo (associação cultural japonesa), ao Templo Budista, ao Memorial da Imigração Japonesa e à fábrica de artefatos de junco DAI. Outros pontos turísticos incluem o Sesc e o Mercado Municipal.
Os visitantes também conhecerão os sítios Yamamaru e Shimada, onde terão a oportunidade de participar da colheita do chá preto, uma das principais produções da região. Além disso, a gastronomia japonesa será um dos destaques, com pratos típicos combinados à culinária regional.
Expansão do programa
O Programa de Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae-SP visa mapear, identificar e qualificar roteiros turísticos, com foco no fortalecimento do setor. O projeto será ampliado para outros municípios do Vale do Ribeira a partir de 2025, aumentando o alcance e impacto do turismo na região.
You must be logged in to post a comment Login