Guarujá em Foco
Guarda Municipal de Guarujá celebra 25 anos com homenagens e avanços na estrutura de segurança
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá celebra seu 25º aniversário com uma solenidade nesta sexta-feira (8), onde 45 guardas municipais serão homenageados por se destacarem em suas funções. O evento, promovido pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), será realizado às 18h30, no Auditório da Igreja Universal (Alameda dos Lírios, nº 9 – Santo Antônio).
»» Leia também: Guarujá promove mês da igualdade racial com programação especial em novembro
»» Leia também: Guarujá promove mês da igualdade racial com programação especial em novembro
A secretária da pasta, Valéria Amorim Queiroz, destaca a importância desse reconhecimento público. “Valorizamos o esforço e a conduta desses profissionais que dignificam o nome da corporação”, afirma.
Estrutura e avanços para a GCM
Fundada em 26 de outubro de 1999, a GCM de Guarujá conta hoje com um efetivo de 377 agentes, incluindo 108 novos guardas contratados nesta gestão. A celebração dos 25 anos marca um período de evolução e valorização da corporação, com a construção do novo Complexo Municipal de Segurança, que abrigará o comando da GCM, Patrulha Maria da Penha, superintendência de Monitoramento e Análise de Informações, além de vestiários, salas de aula e uma área social.
Centro de apoio social
A GCM também conta com o Centro de Apoio Social, localizado no Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio). A unidade oferece assistência à saúde mental e apoio social e espiritual aos agentes, sendo pioneira na Baixada Santista.
Capacitação e ensino
A Guarda Municipal de Guarujá é referência em capacitação na Baixada Santista, por meio da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (CEIP). Além de qualificar seu próprio efetivo, a GCM oferece cursos para outras corporações da região e interior de São Paulo.
Estrutura moderna e equipamentos de qualidade
Com previsão de entrega até o final do ano, o Complexo de Segurança Pública da GCM ocupará 1.443,45 m² e foi viabilizado por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Ação Civil Pública de Meio Ambiente. O comandante da GCM, Luiz Carlos Mariano, ressalta o impacto positivo dessa nova infraestrutura: “Ao longo dos anos, equipamos nossos agentes com armamento, viaturas e capacitações. Agora, estamos prontos para entregar uma estrutura que proporciona melhores condições de trabalho para o nosso efetivo”.
You must be logged in to post a comment Login