Brasil/Mundo
Conclusão do ensino médio pode voltar ao Enem em 2025
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá voltar a ser utilizado como meio de certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com mais de 18 anos.
A proposta, que ainda está em análise, tem como objetivo possibilitar que adultos utilizem o Enem como alternativa para obter a certificação e acessar o ensino superior. Se aprovada, a mudança será aplicada no Enem de 2025.
»» Leia também: Feira Orgânica de São Vicente é reinaugurada
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, recebeu a recomendação do MEC para implementar essa certificação.
Até 2016, o Enem permitia essa alternativa, que foi descontinuada e substituída pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o qual, segundo Santana, continuará ativo como opção adicional para quem deseja obter o diploma.
Santana também revelou que o MEC avalia convergir o Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), responsável por medir o desempenho dos alunos do ensino médio. Com a mudança, a prova do Enem serviria para o Saeb dos alunos do terceiro ano, simplificando o processo de avaliação. “Essa convergência entre as provas aumentaria a eficiência dos exames”, explicou o ministro.
Após o segundo domingo de aplicação do Enem, o MEC divulgou que o exame transcorreu sem incidentes graves, apesar de 1,9 mil participantes eliminados por violações das regras. As provas de ciências da natureza e matemática foram aplicadas neste domingo, e o gabarito oficial, antes previsto para 20 de novembro, será antecipado, com data a ser confirmada pelo Inep. Os resultados finais do Enem 2024 estão previstos para 13 de janeiro de 2025.
You must be logged in to post a comment Login