Destaque
Túnel é destaque do Plano Integrado de Transportes
O Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou nesta quinta feira (5) o Plano Integrado de Transportes (PIT) que inclui o Plano Setorial Portuário, do qual o Túnel Santos-Guarujá é um dos empreendimentos prioritários.
Segundo o Ministro Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos o ano de 2025 será iniciado com o encaminhamento do projeto do túnel ao Tribunal de Contas da União (TCU), para que a licitação seja realizada ainda durante o ano.
O projeto do túnel submerso, ligação seca entre os municípios de Guarujá e Santos integra o Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e é considerado estratégico para melhorar a mobilidade urbana e a logística portuária na região. Estima-se que 2 milhões de pessoas por dia serão beneficiadas com construção do túnel.
A obra visa criar uma ligação eficiente entre os dois municípios, otimizando o fluxo de mercadorias no principal corredor logístico do país e reduzindo o tempo de deslocamento para trabalhadores, moradores e transportadores. Além de reforçar a competitividade do Brasil no comércio global, o túnel representa um passo importante para a modernização da infraestrutura e a sustentabilidade no setor portuário.
A integração entre os setores público e privado será fundamental para a execução do projeto, a fim de assegurar não apenas a eficiência, mas também a sustentabilidade dos projetos, garantindo a infraestrutura necessária para alavancar o crescimento do país. Essa abordagem busca não apenas fortalecer a infraestrutura, mas também assegurar que os investimentos promovam benefícios socioeconômicos de longo prazo e estejam em conformidade com políticas ambientais.
Impacto
O Túnel Santos-Guarujá é uma iniciativa que destaca o compromisso do governo em resolver gargalos históricos de infraestrutura, enquanto promove avanços na logística nacional. O projeto não só melhora a conectividade regional, mas também serve como exemplo de planejamento estratégico e sustentável para o desenvolvimento do Brasil.
You must be logged in to post a comment Login