Bastidores do Esporte – Nelsinho Filho
Guarujá terá reforço de mais de 440 policiais na Temporada de Verão
Guarujá vai receber o reforço de 444 policiais para a Operação Verão 2024/2025, sendo o município da Baixada Santista com maior contingente. A cerimônia de lançamento regional acontece em Praia Grande e, em Guarujá, o efetivo será recepcionado nesta terça-feira (17), às 14 horas, no Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Tejereba).
Os policiais vão atuar até a primeira semana de fevereiro nos locais de grande fluxo (praias, pontos turísticos) e nas áreas de interesse estratégico da Secretaria de Segurança Pública do Estado, para garantir a segurança de munícipes e turistas na temporada.
A operação faz parte de um convênio firmado entre e a Prefeitura e a Secretaria Estadual da Segurança Pública, que tem por objetivo a junção de esforços e a cooperação técnica para a realização de ações policiais no Município.
O convênio envolve a estrutura dos alojamentos, fornecimento de alimentação, apoio técnico e operacional para o desempenho das atividades.
Os policiais vão ficar alojados no complexo composto por três escolas municipais, localizado próximo à Praça Horácio Lafer (Enseada).
Operação Delegada
A Cidade conta também com 600 policiais militares (PMs) da Operação Delegada com o emprego de PMs em horário de folga, fardados e munidos do equipamento de proteção individual, que atuam em escala especial.
Guarda-vidas
Nas praias, a Cidade terá 100 guarda-vidas temporários, sendo 50 contratados pelo Município (GVT) e outros 50 contratos pelo Estado (GVTD).
Investimento
A Prefeitura investe de R$ 4,4 milhões anualmente em recursos municipais para o apoio às forças policiais estaduais em suas atividades de segurança;
Nova base para reforço da segurança no trânsito
Com objetivo de reforçar a segurança no trânsito, o prefeito de Guarujá, Válter Suman entregou na última quarta-feira (11), a nova Base do Grupamento Especializado em Atuação no Trânsito (Geat), da Guarda Civil Municipal (GCM).
Localizada na Rua L, 56, Loteamento Guarujá Central Park (Enseada), a iniciativa é fruto de um termo de comodato firmado entre a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Campus Guarujá e a Administração Municipal.
O Geat será coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon). É composto por 31 guardas civis municipais e conta com três viaturas. O efetivo atua 24 horas por dia, na fiscalização e operação de trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
“Uma parceria de sucesso, que hoje se completa com essa unidade de segurança, que vai dar um radar ainda maior, não só de percepção de segurança, mas de segurança propriamente dita”, afirmou o chefe do Executivo, Válter Suman.
A parceria tem vigência de 20 anos, podendo ser renovada. O compromisso foi destacado pelo pró-reitor acadêmico da Unoeste, José Eduardo Creste.
“A Unoeste tem colaborado e vai sempre colaborar com Guarujá. Vocês terão uma base atual, bem localizada, que vai favorecer a logística de trabalho, o que é bom para todos nós, para o Campus da Unoeste, para Administração Municipal e para o bairro da Enseada”, afirmou.
Grupamento
O grupamento foi instituído em 2011, por meio do Decreto Municipal 9.384, e tem por finalidade colaborar com as ações de trânsito, fazendo cumprir a legislação vigente e favorecendo a circulação e a segurança dos envolvidos.
“Sempre quando a Administração faz uma parceria, é visando o bem da comunidade. Minha alegria como servidora e guarda municipal é saber que essa parceria vai refletir na qualidade de vida dos GCMs e, por consequência, no serviço prestado à população”, destacou a secretária de Defesa e Convivência Social, Valéria Amorim Queiroz.
Base
A nova base tem 170 metros quadrados, divididos em salas de comando, administrativa e arquivo, além de vestiários, banheiros, copa e garagem. “Quero agradecer à Unoeste por ceder essa estrutura que será muito bem cuidada e servirá de apoio para nossos colaboradores”, afirmou o guarda civil municipal Gerson Moreira Ribeiro, comandante do Grupamento de Trânsito.
You must be logged in to post a comment Login