Connect with us

Brasil/Mundo

Papa Francisco nomeia freira para chefiar importante gabinete

Published

on

Papa Francisco nomeia primeira mulher para chefiar importante gabinete do Vaticano; até então, mulheres haviam ocupado apenas cargos secundários nesses organismos.

O Papa Francisco nomeou, nesta segunda-feira (6), a freira italiana Simona Brambilla como a primeira mulher a liderar um importante gabinete do Vaticano. Brambilla foi escolhida para dirigir o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, responsável por supervisionar todas as ordens religiosas da Igreja Católica.

»» Leia também: Sem gotinha: entenda como fica novo esquema vacinal contra a pólio

A nomeação representa um marco significativo no compromisso do pontífice em ampliar a presença feminina em cargos de liderança na estrutura administrativa da Santa Sé. Até então, mulheres haviam ocupado apenas cargos secundários nesses organismos.

Simona Brambilla, de 59 anos, pertence à ordem religiosa dos Missionários da Consolata e ocupava, desde o ano passado, o cargo de número 2 no mesmo departamento. Ela sucede o cardeal brasileiro João Braz de Aviz, que se aposentou aos 77 anos.

O dicastério liderado por Brambilla tem uma função estratégica dentro da Igreja, sendo responsável por supervisionar ordens religiosas como jesuítas, franciscanos e movimentos mais recentes. Como co-líder ou pro-prefeito, foi nomeado o cardeal Ángel Fernández Artime.

A decisão do Papa Francisco reforça sua visão de uma Igreja mais inclusiva e com maior participação feminina nos altos escalões do Vaticano.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement