Bastidores do Esporte – Nelsinho Filho
Coluna Por Onde Anda Nagóya
Nome – Ronaldo Ramos Faustino
Apelido – Nagóya
Naturalidade – Guarujá
Data de Nasc. – 25/05/1962
Esporte – Futebol
Posição – Centroavante
Nascido em Guarujá, portanto, caiçara da gema, Ronaldo Ramos Faustino, popularmente conhecido por Nagóya, é também um grande amigo do futebol e da vida.
Centroavante impetuoso, habilidoso e artilheiro nato, marcou época no futebol e futsal guarujaense nas décadas de 80 e 90.
Sua trajetória iniciou no infantil da Associação Atlética Ponte Preta em 1970. Nas categorias menores, foram 10 anos de clube. Posteriormente transferiu-se para o amador do Itapema FC, onde permaneceu até 1982.
Nesse período, em plena forma física, nosso homenageado se revezava entre campo e quadra. No futsal defendeu as cores do Vila Souza AC, Colégio do Carmo (disputou o campeonato Paulista) e Seleção Santista, onde conquistou o Troféu Piratininga. Pela equipe da AA Portuários, Ronaldo levantou dois títulos, em 1986 e 1988, respectivamente.
Em excelente fase, Nagóya foi convidado para integrar a seleção de futebol de Guarujá e participar dos Jogos Regionais, a mais importante competição esportiva do futebol amador do Estado de São Paulo.
Veteranos – Já veterano, mas sem perder o fino trato com a bola, nosso artilheiro defendeu as equipes do Vila Souza AC, AA Ponte Preta, Itapema FC e EC Santa Rosa, período em que conquistou vários títulos.
Além dos clubes citados, Nagóya também disputou campeonatos internos do Saldanha AC, sagrando-se campeão pelas equipes do Vasco e do Marília, ambas dirigidas pelo técnico/jogador Marcelo Fernandes.
Funcionário público municipal há 41 anos, Nagóya é casado com a ex-atleta de Vôlei Angelita Munhoz e tem dois filhos, Rafael e Júlia.
Atualmente, defende o 60ão do Santa Rosa, no campeonato de Veteranos de Guarujá (paralisado em função da epidemia).
You must be logged in to post a comment Login