Guarujá em Foco
A fonte é de todos, todos os dias
Inaugurada no dia do Padroeiro deste ano, a fonte interativa musical fez sucesso na temporada de férias, mas atualmente passa a maior parte do tempo fechada
Da Reportagem
Nas últimas semanas, a fonte luminosa instalada na Praça dos Expedicionários na orla da Praia das Pitangueiras tem sido alvo de críticas de moradores e visitantes. Em maio, o especialista em TI, Carlos Alexandre e a família, de Socorro (SP), se hospedaram na cidade e lamentaram não poder ver a fonte em funcionamento.
Leia também: Você sabe as vantagens de fazer exercícios no inverno?
Antes de ir embora, Carlos deixou uma mensagem em nossa rede social, onde lamentou o mau tempo da semana que passou na cidade e o fato de não poder ver o show das luzes. “No dia que o tempo ficou bom, descemos até a praça, mas não teve atração”, escreveu.
A fonte interativa foi a atração das comemorações de 88 anos de emancipação política de Guarujá, comemorado no dia 30 de junho. Inaugurada no início deste ano no dia do Padroeiro, a fonte interativa musical fez um sucesso tremendo na temporada de férias, mas atualmente passa a maior parte do tempo fechada, funcionando apenas duas horas e meia por semana. Às sextas, das 19h às 19h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 180h0 às 18h30 e das 19h às 19h30.
A infraestrutura do local deixa a desejar. De acordo com ambulantes na região, o local não atrai público como desejado. “Não tem programação na atração, a praça está com aparência de abandonada porque a obra não é acabada, enfim, longe de ser atração turística”, diz um ambulante.
Moradores relatam que a fonte já mostra sinais de desgaste de piso e ferrugem nos equipamentos. “A manutenção do equipamento é a mesma, estando fechado ou em funcionamento, e é uma pena essas grades guardando um equipamento que foi criado para o povo que não pode usá-lo”, comentou um morador.
Construída em uma área de 369,7 metros quadrados, a fonte conta com sistema de automação inteligente, tratamento à base de cloro e filtragem de reaproveitamento da água, padrão de energia independente e piso drenante e antiderrapante.
Vale destacar que a fonte é fruto de convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado via Dadetur – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, e que foram investidos R$ 995,7 mil na execução do projeto.
Em nota à redação, a Prefeitura de Guarujá destacou que o horário de funcionamento da fonte atende à demanda de horário, tratando-se de uma fonte que interage com luzes. Sobre a degradação do equipamento, a nota esclarece que em acompanhamento periódico da atração, “a Prefeitura notificou a empresa contratada para realizar os reparos do revestimento (fulget), tendo em vista que a obra está dentro do prazo de garantia”.
Sobre a finalização da praça, a secretaria responsável explicou que “os serviços não puderam ser concluídos devido a uma liminar que impedia a demolição e retirada de um quiosque existente na praça”, e que tal autorização foi concedida nesta quarta-feira (6/7).
Finalizando, a nota destaca que “nos contratos vigentes para Praça dos Expedicionários, não há a contemplação de execução de banheiros públicos, mas a solicitação será encaminhada para a Secretaria de Planejamento para estudos de viabilidade”.
You must be logged in to post a comment Login