Colunas
A pitanga, símbolo de Guarujá, vai ganhar festa temática
Você sabia que a Pitangueira é a espécie arbórea símbolo de Guarujá? A árvore foi instituída oficialmente em Lei Municipal, durante a composição do Plano de Arborização Urbana, estabelecido em 2014.
A história de Guarujá e as Pitangas se entrelaçam desde os primeiros tempos da Ilha de Santo Amaro, quando pomposas Pitangueiras floresciam nas calçadas e quintais das casas veranistas que existiam na área urbana. Uma caraterística local tão presente que deu nome para uma das principais praias da Cidade.
Com o progresso urbano, a árvore foi desaparecendo aos poucos. Com a intenção de resgatar o significado especial que a fruta tem para quem viveu o Guarujá desde a década de 1940, um antigo munícipe, João Laerte Sachs, apaixonado pela fruta, idealizou o projeto ‘Pitanga das Pitangueiras’.
Laerte Sachs foi o idealizador da distribuição de Pitangueiras em Guarujá
Desde a Primavera de 2010, Laerte distribui para moradores e visitantes 300 mudas da árvore frutífera, na Praça dos Expedicionários, com instruções para cultivo e cuidados. Além do saudosismo, o projeto também envolve a vertente da preservação do Meio Ambiente e a divulgação dos princípios medicinais da planta. São dez anos de disposição e empenho para que a Pitangueira volte a fazer parte da trajetória de desenvolvimento de Guarujá.
Distribuição das mudas de Pitanga começa no próximo dia 08
O projeto que o visionário Laerte Sachs idealizou há mais de dez anos, hoje está totalmente alinhado às ações desenvolvidas em todo o mundo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Diante da urgência da questão climática, cresce a demanda da sociedade por uma atuação socioambiental, responsável por parte dos tomadores de decisão e do setor privado.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a Comissão Municipal de Turismo (COMTUR), órgão ligado à Secretaria de Turismo de Guarujá e a Associação Comercial de Guarujá (ACEG), preparam a ‘1ª Festa da Pitanga de Guarujá’, prevista para acontecer em dezembro, no Centro de Convenções do Casa Grande Hotel.
A tradicional distribuição das mudas de Pitangueiras passa, neste ano, a contar com uma tecnologia que permitirá o rastreamento das doações e o acompanhamento do desenvolvimento das árvores frutíferas.
“O evento vai incentivar e divulgar ações que estimulem da educação ambiental, com práticas sustentáveis em prol da preservação e desenvolver uma data comemorativa da cidade que tem a Pitangueira como símbolo”, explica Lourival de Pieri, presidente da Comissão de Eventos do COMTUR.
A partir do próximo dia 08 de dezembro começa a distribuição de duas mil mudas para visitantes e moradores da Cidade. As doações irão acontecer em diversos locais de Guarujá e do Distrito de Vicente Carvalho. Acompanhe aqui na nossa coluna a divulgação dos locais!
You must be logged in to post a comment Login