Colunas
Aconchego na xícara: benefícios do chá quente em dias frios de inverno
Durante o inverno, nada aquece o corpo e a alma como uma boa xícara de chá quente, deliciosamente preparada. Além de proporcionar uma sensação reconfortante, os chás também oferecem diversos benefícios para a saúde, especialmente com a expectativa por dias mais frios e secos.
»» Leia também: Inteligência Artificial: transformando o mundo ao nosso redor
Na coluna dessa semana, destaco as principais vantagens para o consumo dos chás quentes, além de algumas receitas saborosas pra deixar seus dias de inverno mais acolhedores.
De fortalecimento imunológico ao relaxamento e bem-estar
Os chás, especialmente aqueles ricos em antioxidantes, como o chá verde, preto e branco, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, combatendo infecções e gripes.
Outra questão importante é que o inverno, naturalmente, bebemos menos água, o que levar a desidratação. É normal sentir menos sede em dias frios. Beber chás quentes contribui para a hidratação do corpo, especialmente quando adoçados com mel ou limão.
Mais uma dica de ouro é lembrar que os chás são vigorosos auxiliadores no processo de digestão. Alguns chás, como o de camomila, hortelã-pimenta e gengibre podem auxiliar na digestão, aliviando sintomas como azia, refluxo e má digestão.
Você também pode usar os chás para alívio de dores, sabia? Chás como o de gengibre e cúrcuma têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que ajudam muito no alívio das dores musculares, menstruais e até nas dores de cabeça.
Com tantas vantagens, inclua o consumo de chás quentes em sua rotina neste inverno e desfrute de seus benefícios para a saúde e o bem-estar! O ato de tomar um chazinho quente pode ser um momento de relaxamento e bem-estar, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.
Confira receitas práticas para aquecer o sei inverno
Chá de Gengibre com Limão e Mel:
Ingredientes: 1 pedaço de gengibre fresco, 1 fatia de limão, 1 colher de chá de mel e 250 ml de água.
Modo de preparo: Descasque e rale o gengibre. Em uma xícara, adicione o gengibre ralado, o suco de limão e o mel. Cubra com água fervente, deixe descansar por 5 minutos e coe. Adoce a gosto, se necessário.
Chá de Camomila:
Ingredientes: 1 colher de sopa de flores de camomila desidratadas e 250ml de água.
Modo de preparo: Em uma xícara, adicione as flores de camomila e cubra com água fervente. Deixe descansar por 10 minutos e coe. Sirva quente.
Chá de Hortelã-pimenta:
Ingredientes: 10 folhas frescas de hortelã-pimenta e 250ml de água.
Modo de preparo: Lave bem as folhas de hortelã-pimenta. Em uma xícara, adicione as folhas de hortelã e cubra com água fervente. Deixe descansar por 5 minutos e coe. Sirva quente.
E lembre-se! Se você estiver tomando algum medicamento contínuo, consulte um médico ou nutricionista antes de consumir chás com frequência. Evite adoçar os chás, principalmente, com açúcar refinado. Se preferir o seu chazinho docinho, opte por alternativas mais saudáveis como mel e stevia. Varie os tipos de chás para aproveitar os diferentes benefícios que cada um oferece. Utilize chás de boa qualidade, de preferência naturais e sem agrotóxicos.
*Tatiana Macedo é jornalista e nutricionista, pós-graduanda em fitoterapia.
You must be logged in to post a comment Login