Guarujá em Foco
Adisa vai ampliar atendimento a pessoas com deficiência
A vice-prefeita de Guarujá, Adriana Machado, assinou nesta segunda-feira (10), o contrato para a reforma do Centro de Convivência da Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa), com sede na Rua Josefa Hermínia Caldas, 534, no Jardim Progresso, em Vicente de Carvalho. A cerimônia realizada na sede da Adisa abriu a semana de comemorações pelo aniversário do Padroeiro de Guarujá, Santo Amaro, celebrado no próximo sábado (15).
Orçada em R$ 475.605,36, a obra será realizada com investimentos provenientes de três emendas impositivas do vereador Fernando Martins dos Santos e dos ex-vereadores Joel Agostinho e Mauro Teixeira, com complementação do Tesouro Municipal. O prazo previsto para início das obras é de cinco meses.
— Leia também: Medicina Unoeste recebe inscrições para transferência externa
O projeto de reforma prevê a troca da cobertura da área externa do imóvel, a construção de sala para cursos de capacitação, vestiários masculinos e femininos, piscina e mini quadra esportiva na área remanescente nos fundos da edificação atual da sede da entidade.
Construções novas também estão previstas. Elas foram projetadas para atender as necessidades das pessoas com deficiência e irão permitir que a Adisa ofereça melhor atendimento para todos que frequentam a associação. A sala de capacitação vai contribuir de forma significativa para que os portadores de deficiência contem com melhor capacitação, visando à inserção no mercado de trabalho.
Piscina e mini quadra esportiva
O Centro de Convivência da Adisa vai ganhar uma piscina. Com o novo equipamento, a associação poderá oferecer ao público, com deficiência ou não, aulas de hidroginástica, natação e até mesmo fisioterapia (quando prescrita por um profissional da Saúde), atividades extremamente importantes, sobretudo àquelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Outra conquista contemplada pelo projeto é a mini quadra esportiva, onde poderão ser desenvolvidos esportes adaptados como basquete sobre rodas, o vôlei sentado, entre outros esportes voltados a esse público, os quais comprovadamente contribuirão para o fortalecimento muscular, agilidade física, além de atuar direta e indiretamente sobre os aspectos cognitivo, afetivo e motor do ser humano.
A Coordenadora da Adisa, Cristina Gonçalves, destacou que a Adisa está luta por um centro de convivência há três anos e que agora o sonho se tornou realidade.
“Com a construção da piscina e da mini quadra esportiva teremos condições de ampliar o atendimento para a pessoa com deficiência e outros públicos atividades fundamentais que vão melhorar muito a saúde dos assistidos. O nosso objetivo maior é trabalhar a inclusão”, afirmou Cristina. Atualmente, a Adisa conta com 57 assistidos.
You must be logged in to post a comment Login