Connect with us

Guarujá em Foco

Agenda 21 de Guarujá completa 10 anos

Published

on

Tatiana Macedo
Da Reportagem

A Agenda 21 de Guarujá completa 10 anos e, para marcar a data, um evento comemorativo aconteceu na última terça-feira (18), no auditório da Unaerp Guarujá, com a presença de integrantes do grupo de trabalho da agenda e representantes da sociedade civil organizada.

Leia também: O combustível é preocupação até para quem não tem veículo

Na ocasião, foram apresentadas as metas alcanças no período e a inauguração da sala administrativa da entidade nas dependências da universidade.

A Agenda 21 iniciou o seu trabalho em 2012, com 260 ações previstas que envolvem a Sustentabilidade, conceito que se baseia no tripé social, ambiental e econômico, a partir dos quais os trabalhos devem mensurar seus resultados.

“É bom estarmos aqui para celebrar a agenda 21, que tem o objetivo de equilibrar o social, ambiental e o econômico de forma tripartite, envolvendo os três setores da sociedade: o poder público, as empresas e a sociedade civil organizada”, pontuou Beatriz Laurindo, secretaria executiva da Agenda 21 Guarujá.

Ela destaca algumas das principais realizações da agenda. “Processos de mudança requerem infraestrutura e orçamento municipal, então podemos destacar a instauração da APA Serra do Guararu e APA da Serra de Santo Amaro”, aponta.

“Também conseguimos alguns planos de educação ambiental, turismo e da Mata Atlântica, além da revisão do Plano Diretor. Esses planos irão nortear as nossas ações futuras. Sem planejamento não existe transformação”, afirma Laurindo.

O evento contou com a palestra da CEO da Planet Smart City, Suzanna Marchionni, convidada para apresentar seu case de sucesso, a primeira cidade inteligente do Brasil, a Smart City Laguna.

Suzanna se dedica a alcançar sua visão de transformar moradias acessíveis, no mundo inteiro, através da integração de soluções inteligentes e programas de inovação social.  A Planet Smart City tem uma visão de oferecer a todos a oportunidade de viver em uma casa melhor.

“A empresa consegue isso integrando soluções arquitetônicas, digitais, ambientais e de inovação social para oferecer casas de alta qualidade e acessíveis que proporcionam um valor duradouro”, explica a CEO. No Brasil, as casas são financiadas pelo programa Casa Verde Amarela, da Caixa Econômica Federal.

“Guarujá tem uma grande possibilidade de desenvolvimento, seja construindo do zero projeto como os da Planet ou trabalhando o existente. É possível desenvolver as comunidades de uma forma sustentável, em infraestrutura, tecnologia e, principalmente, social”, explica.

Mais de 300 milhões de pessoas vivem em moradias inadequadas. Segundo Suzanna, os trabalhos da Planet Smart City podem mudar isso. “Queremos transformar a existência das pessoas para melhor qualidade de vida. E é possível fazer isso em Guarujá”, conclui.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement