Guarujá em Foco
Agora vai! Lançado edital de obras do Aeroporto de Guarujá
Edital das obras de infraestrutura da primeira fase do equipamento foi lançado no último dia 30, na Base Aérea
Guarujá deu um importante passo que tornará realidade o tão sonhado Aeroporto Civil Metropolitano. Na última sexta-feira (30), a Prefeitura fez o lançamento do edital das obras de infraestrutura da primeira fase do equipamento. O prefeito Válter Suman assinou o documento na Base Aérea, em cerimônia para comemorar o aniversário de 89 anos de emancipação político-administrativa de Guarujá. O edital compreende pista e cercamento do Aeródromo e será publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (4).
O evento contou com as participações do tenente coronel da Base Aérea, Geancarlo Jandre; da superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Adriana Lopes, e demais autoridades. Na ocasião, um vídeo institucional com as instalações do projeto do Aeroporto em 3D foi apresentado.
— leia também: Festa de São Pedro na Praia do Perequê, neste domingo (2)
O equipamento vai funcionar na Base Aérea, no Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho, e representa a mola propulsora de todo o desenvolvimento regional. “Trabalhamos incansavelmente para celebrarmos, hoje, essa conquista, para que o Aeroporto possa de fato decolar. Além da geração de empregos, o equipamento representa um importante avanço para Cidade e Região”, destacou o prefeito Válter Suman.
Obras de infraestrutura
Trata-se de reforço estrutural dos pavimentos da pista de pouso e decolagem e pista de taxiamento, além de regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional, barreiras de proteção de fauna, via de serviço e sinalização horizontal, entre outras.
Avaliadas em R$ 21.331.986,82, as obras são custeadas com verbas federais. Parte deste montante, R$ 8.140.004,09, depende de um termo de aditamento a ser providenciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Posteriormente, a Prefeitura lançará um edital separado para as obras do terminal de passageiros. Após isso, será submetido à análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Com as obras de infraestrutura e do terminal, conclui-se a implantação da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, a qual permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).
You must be logged in to post a comment Login