Connect with us

Guarujá em Foco

Alunos aprendem sobre prevenção a acidentes e desastres naturais

Published

on

Encontro focou na identificação, prevenção e redução de riscos a desastres naturais e acidentes domésticos.

Promovendo a segurança dentro e fora do ambiente escolar, a Defesa Civil de Guarujá iniciou uma série de palestras nas unidades de ensino da Cidade. Na última semana, os agentes estiveram na Escola Municipal Paulo Freire (Santa Clara), onde cerca de 280 alunos do Ensino Fundamental I participaram da ação.

O encontro, que possui duração de uma hora, focou na identificação, prevenção e redução de riscos a desastres naturais e acidentes domésticos.

— Leia também: Palestra sobre bem estar na profissão de Medicina Veterinária

A ação segue a Lei Municipal 2486/1996, que instituiu a inclusão de noções de Defesa Civil nas escolas municipais. Desde 2016, as escolas particulares também fazem parte do projeto. De acordo com o agente e geólogo da Defesa Civil de Guarujá, Jozzeffer Vincov, a previsão é que mais de mil alunos da Rede Municipal de Ensino sejam contemplados no primeiro semestre do ano.

O objetivo é aproximar as instituições de Educação formal e não-formal para a proteção das comunidades locais, por meio do exercício da ética do cuidado da vida em comum. Além de dar aos alunos e professores conhecimento das atribuições de Proteção e Defesa Civil; riscos naturais e também tecnológicos.

Escola
A orientadora da escola, Genolina Aparecida Santos, falou da importância da ação “Alguns de nossos alunos moram perto de áreas consideradas de risco, então precisamos sempre reforçar as medidas certas sobre o que se deve fazer em caso de chuva forte”, comentou.

O sentimento é compartilhado pela professora Ruth da Conceição Silva Teles. “Essa interação direta entre as crianças e os especialistas é importante, pois além de prender a atenção do aluno de forma didática, traz um assunto diferente e assim o conteúdo é melhor absorvido”, explicou.

A palestra contou com a apresentação feita pelo geólogo, Carlos Adolfo Silva Fernandez. Os alunos receberam materiais didáticos sobre as medidas de segurança. Na sala de aula também foi montada uma maquete das áreas de risco, onde os estudantes puderam visualizar melhor as ações de proteção.

“Foi muito legal a explicação sobre as enchentes. Não só aprendi bastante sobre como agir diante da situação, mas também sobre acidentes domésticos, o que preciso fazer e o que não devo fazer”, disse a aluna do 4º Ano, Ana Luiza Santos Reis.

A colega de Ana, Nicolly Souza, revelou que já passou por uma situação de alagamento e que a aula ajudou a entender o fenômeno. “A água estava na minha canela e quase sofri um acidente. Agora com essa palestra eu sei como posso tomar mais cuidado para reduzir os riscos”, afirmou.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement