Guarujá em Foco
Alunos da rede são selecionados para curso de marinheiro
O anúncio foi realizado no Iate Clube, durante o evento mensal de hasteamento da Bandeira da República; curso tem início em 16 de março
Em Guarujá, quatro alunos da Escola Municipal Dr. Gladston Jafet foram selecionados para o curso preparatório de Jovem Aprendiz de Marinheiro (JAM). Os estudantes do Ensino Fundamental II formam o público-alvo da seleção, que captou as inscrições realizadas em primeiro lugar. A iniciativa é da Associação dos Aquaviários, Marinheiros Profissionais de Esporte e Recreio e Pescadores Artesanais do Estado de São Paulo (AMMPESP), em parceria com o Iate Clube e conta com apoio da Prefeitura.
»» Leia também: Guarujá tem inscrições abertas para 150 vagas de dança rítmica
O anúncio foi feito no Iate Clube, durante o evento mensal de hasteamento da Bandeira da República, na última sexta-feira (23). A diretora da Unidade de Ensino, Camila Marinho Diniz, explica que o objetivo é capacitar jovens entre 14 a 18 anos para o mercado náutico, na condição de aprendizes. “É uma grande oportunidade de aprendizado teórico e prático para os alunos da rede pública. Eu espero que, no futuro, queiram seguir na área”, enfatizou.
O curso tem início em 16 de março e segue até 25 de maio. Ao todo, serão 11 encontros aplicados parte em sala de aula, por meio de aulas teóricas na E.M. Dr. Gladston Jafet (Rua João Luís da Silva, 3 – Jardim São José) e parte no meio náutico, com aulas práticas no Iate Clube (Rua Funchal, 1.140 – Vila Funchal) e em marinas estabelecidas em Guarujá.
A formação é destinada ao preparo de Aprendizes Marinheiros de Esporte e Recreio (AMPER) para o mercado náutico. Além disso, também é voltado ao preparo daqueles que eventualmente atingirem a idade mínima (18 anos) para obter a Carteira de Habilitação de Amador (CHA) na categoria Arrais-Amador, caso queiram se submeter à prova da Autoridade Marítima.
Campo de atuação
O Jovem Aprendiz Marinheiro de Esporte e Recreio atua em embarcações de esporte e recreio à vela e a motor, auxiliando o comandante da embarcação na gestão de bordo, manobras, conservação e limpeza, inspeção da praça de máquina e motores, atenção aos passageiros e suas cargas, bem como nos procedimentos de segurança a bordo com meios de salvatagem e comunicação.
Sonho
Para a jovem Beatriz Vitória de Melo Gonçalves, aluna do 9ª ano, ter sido selecionada é o primeiro passo rumo ao seu sonho, que é se tornar marinheira. “É uma oportunidade única. Meus pais são a minha inspiração e eles foram os primeiros a me incentivar quando surgiu a oportunidade de inscrição”, revelou.
“É gratificante ver nossos jovens construindo suas carreiras, se preparando e especializando em busca de oportunidades no mercado de trabalho. O nosso futuro está aqui, em cada um desses alunos, e é por isso que sempre apoiamos iniciativas como essa”, declarou o prefeito de Guarujá.
You must be logged in to post a comment Login