Brasil/Mundo
Alunos de Etecs de SP são finalistas do Prêmio Samsung Solve for Tomorrow
Estudantes das Escolas Técnicas de Itatiba e Piracicaba concorrem com projetos inovadores na 11ª edição do prêmio que valoriza a criatividade e a tecnologia.
Duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo se destacaram ao avançar para a etapa final da 11ª edição do prêmio Samsung Solve for Tomorrow. Os alunos da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, e da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba, competem contra estudantes da rede pública de todo o Brasil. Os vencedores do prêmio, que reconhece três projetos nacionais e três escolhidos pelo júri popular, serão anunciados no dia 3 de dezembro.
»» Leia também: Polícia Militar de SP é reforçada com 595 novos sargentos formados
Projetos Inovadores em Destaque
O prêmio Samsung Solve for Tomorrow tem como objetivo incentivar a criação de projetos inovadores com foco na abordagem STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Pharmakos: Gestão de Medicamentos
Um dos projetos finalistas é o Pharmakos, desenvolvido pelos estudantes Antônio Carlos Furlam Filho, Kauã Benjamin Trobim Silva e Arthur Thomas Zanin da Silva, da Etec de Piracicaba. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca solucionar problemas na gestão de medicamentos para idosos e pessoas com doenças crônicas que precisam administrar seus tratamentos sozinhos. O equipamento criado pelos alunos utiliza tecnologia embarcada para separar a dosagem dos comprimidos nos horários programados. Quando chega o momento da medicação, um sinal sonoro alerta o paciente. O projeto foi orientado pelos professores Marcos Aníbal da Cunha e Luís Henrique Bernardo.
Alerta de Sonolência: Segurança no Trânsito
Outro projeto inovador é o Alerta de Sonolência em Motoristas, da Etec de Itatiba, idealizado pelos estudantes Rafael Silva, Heloísa Fernandes e Matheus Silva. Este mecanismo visa prevenir acidentes causados pela sonolência de motoristas, detectando sinais de fadiga no rosto do condutor e acionando um alerta para despertá-lo. O projeto utiliza algoritmos de visão computacional e foi apresentado na 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), realizada em agosto. A orientação foi dada pelos professores Humberto Zanetti e Anderson Sanfins.
You must be logged in to post a comment Login