Guarujá em Foco
Apaag promove tarde de conscientização e lazer
Ação contou com distribuição de folhetos para a sociedade, e muita interatividade entre os alunos, como jogos de vôlei e futebol, além de surfe adaptado e banhos de mar com as cadeiras anfíbias
A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Guarujá (Apaag) promoveu na última sexta-feira (31/3), um dia de muita diversão intitulado Conscientização do Autismo.
As atividades aconteceram no horário de atendimento da entidade, em um ponto calmo da Praia de Pitangueiras, na proximidade do letreiro “Eu amo Guarujá”, e contou com jogos coletivos como vôlei e futebol, além de surfe adaptado e banhos de mar com as cadeiras anfíbias.
— Leia também: Em Guarujá, crianças e adolescentes participam de conferência lúdica sobre direitos
Profissionais da entidade, professores e educadores físicos da Secretaria de Esportes de Guarujá prestigiaram a ação, além de pais e responsáveis. “Tudo que fizer bem ao meu filho eu vou apoiar. A sociedade precisa entender que o autismo tem seus desafios, mas também suas recompensas, como ver meu filho interagindo e feliz”, contou uma mãe.
“Trouxemos a maioria dos atendidos aqui para a praia, para divertir e promover a conscientização da sociedade. Nós entendemos que colocando nossos autistas aqui, as pessoas passam a conhecer o que é o autismo. O autismo, aliás, cresce cada vez mais no mundo. Em Guarujá temos pra mais de 4 mil diagnosticados mas, mesmo assim, são desconhecidos pela nossa sociedade. Por isso queremos enfatizar isso no dia de hoje”, contou a diretora da Apaag, Silene Duo.
A ação ainda contou com distribuição de panfletos para conscientização do Transtorno do Espectro Autista e também, para destacar o trabalho clínico e educacional realizado na entidade. “Nossa ação vai contribuir para a sociedade no sentido de saber que eles existem, que eles necessitam de ajuda e que essa ajuda vem no sentido de inclusão, de entendimento”, destacou a diretora Silene Duo.
Autismo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma patologia crônica que acomete falhas no desenvolvimento da comunicação, na linguagem, na interação social, falhas também no desenvolvimento motor. Crianças com essa síndrome apresentam atividades restritas, repetitivas e estereotipados.
Confira a galeria de vídeos
You must be logged in to post a comment Login