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Após intervenção, Prefeitura começa a traçar diagnóstico da UPA Rodoviária e Usafas
UPA Rodoviária foi a primeira vistoriada, nesta quinta-feira, logo às 8 horas
O Conselho Interventor criado pela Prefeitura de Guarujá para assumir a gestão da UPA Rodoviária (UPA Dr. Matheus Santamaria) e das 15 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade começou a trabalhar nesta quinta-feira (11), com uma vistoria às unidades, começando pela UPA Rodoviária, logo às 8 horas da manhã.
Neste primeiro dia, o Conselho Interventor se debruçou sobre a situação de cada unidade em particular e também pontuando cada questão. Um subgrupo irá cuidar da parte material e de almoxarifado, fazendo levantamento completo do patrimônio e da disponibilidade de recursos físicos e também das deficiências das unidades.
Outra equipe irá cuidar da questão de recursos humanos, enquanto os integrantes do Conselho Interventor irão vistoriar cada unidade e montarão a estrutura financeira para gerenciar os recursos, antes destinados para a OS Pró-Vida.
Os serviços, que estavam a cargo da OS há dois anos, agora estão sob responsabilidade do próprio Conselho Interventor.
O Conselho
Formado por quatro titulares e dois suplentes, o Conselho Interventor ficará responsável pela gestão plena da UPA Rodoviária e Usafas pelos próximos 180 dias, assumindo compromissos de gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde nos locais, até então geridos pela OS.
A Prefeitura garantirá a prestação de serviços adequada aos munícipes e deverá se utilizar dos recursos humanos que já atuavam nas unidades, contratados pela empresa.
A intervenção
A intervenção foi oficializada por meio do decreto 14.189, publicado na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Município. A decisão leva em conta uma série de irregularidades constatadas pelo Grupo de Trabalho que, em uma série de vistorias periódicas in loco nas dependências das unidades, presenciou inúmeras falhas relacionadas ao atendimento.
Entre as inconformidades atestadas estão o atraso no pagamento de salários e de fornecedores, falha na prestação de contas, não comprovação de depósito de valores para provisionar o pagamento de rescisão de ex-funcionários, não atendimento de notificações emitidas constantemente pela Secretaria Municipal de Saúde e desassistência, entre outros.
A intervenção também atende recomendações da 4ª Promotoria de Justiça de Guarujá e do Conselho Municipal de Saúde.
FOTOS:PMG
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