Regional
APS e Bertioga dão primeiro passo para reabrir ao turismo a Vila de Itatinga
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, assinaram, nesta segunda (24), compromisso para dar início, no começo do próximo semestre, às visitações públicas à Vila de Itatinga, onde fica a usina hidrelétrica do Porto de Santos, que completa em outubro deste ano 114 anos de existência.
»» Leia também: Superfície de água no Brasil fica abaixo da média histórica em 2023
O termo de acordo de cooperação técnica foi firmado na própria Vila de Itatinga, com a presença de vereadores e também de antigos moradores, que há mais de 10 anos não tinham a oportunidade de voltar ao local.
Emocionadas, muitas pessoas que passaram a infância no local, e hoje moram em Bertioga, reviveram momentos importantes de suas vidas.
A Prefeitura de Bertioga fará agora o credenciamento das agências de viagens que vão operar as visitas guiadas, seguindo sempre as recomendações de segurança dos técnicos da APS, informou o prefeito Caio Matheus, que agradeceu ao presidente Pomini por ter atendido um antigo pleito de Bertioga e que tentava viabilizar desde o início do seu primeiro mandato.
Nesta primeira fase, as visitas serão restritas à Vila de Itatinga, que tem 70 casas na sua área principal, além de escola, igreja, posto médico e a estrutura do antigo cinema, que funcionava no local, que já foi habitado por mais de 100 famílias, incluindo os moradores da parte alta e da área da antiga fazenda.
Na segunda fase está prevista visitação às várias trilhas existentes nos arredores, sempre muito ricas em vida animal e com exuberante da Mata Atlântica.
O presidente Pomini e o prefeito falaram também sobre o lançamento da PPP que permitirá que investidores privados incrementem a produção da Usina Hidrelétrica de Itatinga, que hoje tem capacidade para 15 megawtts e pode chegar a gerar 25 mw.
Hoje, apenas 7 mw são utilizados no abastecimento da sede da APS e alguns trechos da margem direita do Porto de Santos.
“Vamos lançar uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para sentir o potencial dos investidores, que, como contrapartida à exploração de energia elétrica, terão que produzir Hidrogênio Verde para o Porto de Santos substituir o combustível fóssil no abastecimento dos navios que mais poluem”, afirmou Pomini.
O presidente da APS ressaltou que os investidores da PPP também poderão incentivar uma nova etapa do uso turístico da Vila de Itatinga, com total preservação do meio ambiente, e que contemple os moradores de Bertioga, da região, de outros estados e países”, afirmou Pomini, que concordou com pedido do prefeito Caio no sentido de priorizar moradores de Bertioga na ocupação das vagas de emprego a serem criadas no futuro empreendimento.
You must be logged in to post a comment Login