Variedades
Artistas da cidade devem se cadastrar em plataforma interativa
Ferramenta mapeia artistas, grupos, entidades, espaços e projetos culturais; a plataforma permite vários tipos de conteúdo, como vídeos, fotos, contatos e redes sociais
A pandemia da Covid-19 afetou o setor cultural do Brasil e do mundo, cancelando eventos e fazendo com que artistas e produtores procurassem novas maneiras de chegar ao público. É o caso também de Guarujá, onde desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) tem planejado e realizado iniciativas à distância, seja em parceria com o Estado, como o Pontos MIS On-line ou por conta própria, como a gravação do clipe da música Quarentena, no começo do mês, e as aulas à distância para os seus cursos.
Para dar continuidade e expandir iniciativas como essas, a Secult está orientando trabalhadores da área, que ainda não têm cadastro no Mapa da Cultura, que realizem o procedimento.
Lançado em 2018, o Mapa da Cultura é uma plataforma livre e colaborativa que tem o intuito de mapear artistas, grupos, entidades, espaços, eventos e projetos culturais na Cidade.
O sistema é alimentado pelo poder público, que insere na plataforma, informações sobre os equipamentos culturais, programações oficiais e editais; e pela população em geral, que se cadastra como agente de cultura (individual ou coletivo) podendo criar publicidade de projetos, pessoas e espaços nos ambientes culturais do Município.
O primeiro passo para se cadastrar é acessar o site http://mapadacultura.guaruja.sp.gov.br, rolar a página até chegar na seção ‘Agentes’, e clicar em ‘Adicionar Agente’. O interessado será direcionado para a página ‘IDCultura’, onde poderá clicar em ‘Cadastre-se’, para preencher os dados necessários. Um e-mail de confirmação será enviado após a conclusão do procedimento.
Com o cadastro pronto, o profissional poderá criar um perfil com todas as suas informações relevantes. A plataforma é interativa e permite vários tipos de conteúdo, como vídeos, fotos, contatos e redes sociais. Com todas as informações postadas, basta clicar em “Publicar” e elas ficarão públicas, e todos poderão conhecer e acessar os trabalhos dos cadastrados.
Ações futuras
Além dos projetos que já estão em andamento pela pasta, a Secult também trabalha em um edital emergencial a ser publicado em breve. O credenciamento será para a Mostra Virtual de Guarujá, iniciativa que vai atender os profissionais que vivem da arte e se encontram em isolamento social e sem renda. Mais detalhes serão divulgados com a publicação do documento no Diário Oficial.
Além disso, a secretaria vai lançar um site na próxima semana, que contará com videoaulas realizadas por profissionais credenciados pela Secult, além de vídeos com apresentações de grupos e artistas da Cidade, em uma página especial chamada Cultura em Casa. O site também vai concentrar as informações e novidades relacionadas ao setor na Cidade.
Foto e texto: PMG
You must be logged in to post a comment Login