Destaque
Atendimentos a pacientes com sintomas de covid-19 ficarão concentrados na UPA da Rodoviária
A centralização do atendimento é uma medida encontrada para agilizar o acolhimento do paciente com sintomatologia condizente com a covid-19, com a devida testagem, terapia e até internação, se necessário
O atendimento e internação de pacientes acometidos pela covid-19 em Guarujá está centralizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Matheus Santamaria, a UPA Rodoviária. A unidade passou a ser referência nesta quinta-feira (1), e focará na assistência a quem apresentar sintomas compatíveis com a infecção pelo novo coronavírus. As demais patologias serão atendidas nas outras UPAs do Município.
A decisão foi tomada na reunião desta semana (30) do Gabinete de Crise da covid-19, instalado no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba), desde a última sexta-feira (26).
A centralização do atendimento é uma medida encontrada para agilizar o acolhimento do paciente com sintomatologia condizente com a covid-19, com a devida testagem, terapia e até internação, se necessário.
Novo fluxo de atendimento
Com o novo fluxo de atendimento, a UPA da Rodoviária deixará de receber pacientes de urgência e emergência com outras patologias. Eles passarão a ser assistidos nas UPAs da Enseada, Vicente de Carvalho, Perequê ou Santa Cruz, de acordo com a residência do munícipe.
Inicialmente, para facilitar a adaptação, a UPA da Rodoviária contará com um serviço de transporte dos pacientes, de acordo com a necessidade. Se o caso for de emergência, a pessoa receberá os primeiros cuidados ainda no local, e quando estabilizado, será encaminhado de ambulância para uma das outras unidades.
Nos casos de urgência, é recomendado que o munícipe busque a segunda UPA mais próxima de sua residência – caso a primeira seja a da Rodoviária. Mas, ainda assim, o Município disponibilizará vans e micro-ônibus para transportar pacientes que têm condições físicas e de saúde para tal.
You must be logged in to post a comment Login