Connect with us

Regional

Atendimentos da Carreta da Mamografia superam o de 2019

Publicado

em

Foram mais de mil atendimentos realizados na Cidade neste ano, contra 561 em 2018

O número de atendimentos feitos na Carreta da Mamografia, que ficou na Cidade de 7 a 31 de janeiro foi bem superior aos exames realizados na última edição. Os números deste ano superaram as expectativas da coordenação de Saúde da Mulher, uma vez que a cidade não tem demanda reprimida nas unidades de saúde para realização dos exames.
Neste ano, foram realizadas 980 mamografias e 25 ultrassonografias de mama, que perfaz um total de 1.005 atendimentos. O número de exames realizados em 2018 foi de 561 (529 mamografias e 32 ultrassonografias de mama). Mediante distribuição de senhas, a Carreta atendeu mulheres a partir de 35 anos, munidas de documentos e comunicadas pela rede municipal.
Para a ginecologista Adriana Machado, coordenadora municipal da Saúde da Mulher, a praticidade de poder realizar o exame no mesmo dia de atendimento pode ter motivado a grande procura pela carreta, no entanto ressalta que “não há fila para realização dos exames de imagem no município”.
A coordenadora pontuou que cerca de 1/3 das pacientes agendadas acaba faltando às consultas de exames, e precisa remarcar uma nova data, o que pode ter influenciado de algum modo na procura pela carreta neste ano. “No entanto, os exames que são solicitados nas consultas regulares são feitos atualmente em até 15 dias. Realizamos diversos plantões para atender à lista de espera que havia e, mesmo com a demanda da campanha do Outubro Rosa conseguimos zerar essa lista de espera e trabalhamos com agendamento diário de pedidos que chegam das consultas nas unidades”, explica a coordenadora.
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Programa Mulheres de Peito, em parceria com a Prefeitura e o veículo permaneceu estacionado na frente do PAM Rodoviária, onde prestou atendimento de segunda a sábado.
Os atendimentos realizados na carreta estão sendo triados e terão acompanhamento nas unidades de saúde. “Os resultados dos exames já estão disponíveis na Casa Rosa e, aqueles que apresentaram alguma alteração estão sendo encaminhados para avaliação dos nossos mastologistas clínico e cirúrgico para agilizar o atendimento às pacientes que realmente necessitam”.
O Instituto da Mulher, a Casa Rosa fica na Rua Quinto Bertoldi, 5, na Vila Maia, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement