Connect with us
Entre sons e tonsArvoredos

Colunas

Atleta de Guarujá busca realizar seu sonho em fevereiro

Published

on

Entre sons e tons

Ano Novo! O ano de 2022 chega cheio de esperança para todos nós, que criamos metas para melhorar nossas vidas nos aspectos de saúde, trabalho, amor, tudo o que faça a diferença para atingirmos nossos objetivos.

Baseada neste tema, de alcançar objetivos, trago nesta coluna a história de um jovem guarujaense que busca a realização de um sonho, ainda no início deste ano. Aos 21 anos, Thiago Henrique Pereira, tem o desejo de brilhar no campeonato Europeu da Federação Internacional de Jiu Jitsu IBJJF, que acontece na Itália, entre os dias 14 e 20 de fevereiro.

— Leia também: Use e abuse do seu biorritmo para curtir o melhor de 2022

Para chegar mais perto do objetivo, mudar de vida através do esporte, o jovem lutador de jiu-jitsu organizou uma vaquinha virtual e faz rifas para arcar com os custos necessários para a viagem. Os contribuintes podem concorrer a uma bicicleta, um kit de vestuário e uma bolsa.

“Eu treino jiu-jitsu desde os meus nove anos de idade, e essa será minha maior oportunidade na carreira. O campeonato europeu da modalidade é uma grande vitrine e por isso almejo estar na Itália em fevereiro”, destacou o atleta.

Thiago foi estudante de escolas públicas em Guarujá, onde completou o ensino médio. Mora com a mãe, na comunidade da Santa Clara, bairro onde começou a treinar aos nove anos de idade em um projeto social, chamado Toca da Coruja. Ganha a vida como garçom de praia, no comércio ambulante de sua mãe, uma das profissões que mais sentiram o golpe nesta Pandemia.

Nesta luta entre os treinos e o trabalho informal, Thiago acumulou mais de 60 medalhas em campeonatos de Jiu Jitsu, entre eles seis vezes campeão internacional, duas vezes campeão mundial (veja os títulos no quadro abaixo). Hoje, ele treina na Academia Zenith, sob a coordenação do Professor Coruja.

Conheça os títulos de Thiago Pereira

2021
1°Balneario Camboriou Open Nogi CBJJ
3° Sul Americano CBJJE
2° AJP Curitiba

2020
1° Campeão Paulista
3 Sul Americano CBJJE
3°Circuito Paulista FPJJ
3° Sul Brasileiro CBJJ

2019
1°Mundial Nogi CBJJE
1°Curitiba Summer Nogi
1/2°Sul Brasileiro Nogi peso e Absoluto
2° Floripa Open Nogi CBJJ peso e Absoluto
3° Floripa Open
2° BJJ PRO Curitiba CBJJ
2°Circuito Paulista FPJJ

2018
1° Argentina Open CBJJE peso e Absoluto
1° Mundial Nogi CBJJE
1° Sul Americano SJJSAF
3° São Paulo Open CBJJ

2017
1° Mundial Nogi CBJJE
2° Campeonato Brasileiro por Equipes
2° Campeonato Paulista FPJJ
3/3° 1 Etapa Do Circuito Paulista
3° 2 Etapa do Circuito Paulista

Conheça a origem do Jiu-jitsu no Brasil e no mundo

O Jiu Jitsu surgiu no continente Asiático, há cerca de 3.600 anos. No Brasil, surgiu em 1914, trazido pelo japonês Mitsuyo Maeda. Os irmãos Gracie introduziram adaptações, resultando no Brazilian jiu jitsu.

Origem – Apesar das divergências quanto à origem (entre o Japão, Índia e China) há consenso que foi no Japão, através das escolas de samurais, que as técnicas e golpes foram desenvolvidas.

No Brasil – Por volta de 1914, chega ao Brasil Mitsuyo Maeda, mestre japonês em lutas marciais, também conhecido como Conde Koma. Tornou-se amigo de Gastão Gracie, empresário influente, que o ajudou a estabelecer-se.

Maeda ensinou o jiu- jitsu japonês tradicional a Carlos Gracie, primogênito de Gastão. Carlos aprendeu por alguns anos e, depois, encarregou-se de ensinar aos irmãos. A primeira Escola Gracie foi fundada em 1925 no Rio de Janeiro. Hélio Gracie, o mais novo dos irmãos, proibido de treinar porque era muito franzino, ficava só observando.

Hélio percebeu que poderia adaptar as técnicas até então utilizadas, criando um estilo próprio de luta, baseado em suas próprias limitações físicas. Passou a modificar o que observava nos ensinamentos do irmão e com determinação de executar eficientemente os golpes, modificando-os e adaptando-os a sua frágil estrutura física.

Assim, conseguiu modificar todas as técnicas, entre muitas tentativas e erros, criando um estilo nacional de jiu-jitsu, o Gracie jiu-jitsu, o jiu-jitsu Brasileiro.

Como ajudar Thiago Pereira?

Empresários da cidade podem oferecer patrocínio para o atleta, que leva o nome de Guarujá por onde passa. Além de ajuda pela vaquinha virtual do atleta (através do link: https://bit.ly/32Z9Vjx), quem tiver interessado pode entrar em contato com o atleta pelo número (13) 9-8106-8926.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement