Colunas
Ave Maria
Hoje esta coluna é curta.
Na 6ª feira, dia 4 deste mês, recebi a postagem de uma querida amiga, relembrando uma apresentação ocorrida anos atrás, quando Bono, o vocalista do U2, fez uma mudança na letra da música sacra Ave Maria e apresentou num show junto com Pavarotti.
— Leia também: Não é só a guerra
Incrível como esta letra é atual hoje, vaticinando conflito bélico da Europa. Vou transcrever a letra para aqueles que sabem a canção, possam cantá-la mentalmente de forma a sentir a emoção e a verdade que ela nos traz. Para quem não sabe a canção, vale a força das palavras de cada um dos versos.
Ave Maria
Onde está a justiça no mundo?
O perigo faz muito barulho, mãe
O correto está ficando diferente
Sem inteligência, todos os ricos do mundo
nos deixam pobres, hojeAve Maria
Cheia de Graça
Maria, Cheia de Graça
Maria, Cheia de Graça
Ave, Ave o Senhor é ConvoscoE a força não existe sem humildade
É a fraqueza, uma intratável doença
E a guerra é sempre a escolha
Dos que escolheram, e que nunca irão lutar
Não é necessário dizer mais nada. De fato, se fôssemos rezar à mãe de Jesus, o que ela poderia fazer por todos nós, e principalmente pelos ucranianos, seria exatamente atuar para proteger aqueles que sofrem na Ucrânia em meio a tanto mal.
Ainda mais agora, que a insanidade russa não está poupando nem mesmo usinas nucleares e cujos resultados podem ser devastadores a toda humanidade.
A insensatez dos homens leva ao mais alto grau a barbaridade. Já foi dito que o ser humano é tão inteligente quanto imbecil. Nem todos, é claro.
Assim, os que não optaram pela imbecilidade devem abrir seus corações e rezar. É preciso acabar com a dor daqueles que sofrem sem terem culpa dos males que lhes são imputados pelos que teimam em ser imbecis.
Sérgio Motti Trombelli
é professor universitário e palestrante
You must be logged in to post a comment Login