Connect with us

Últimas notícias

Baixada Santista define medidas preventivas de combate ao novo coronavírus

Published

on

De Guarujá

Em reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), prefeitos das nove cidades da Região Metropolitana definiram, nesta segunda-feira (16), 11 estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Com o objetivo de evitar a transmissão do vírus, foram determinadas as suspensão de aulas, visitas em hospitais, eventos públicos e de licenças para veículos de turismo, por exemplo.

As medidas foram tomadas em comum acordo e em caráter preventivo, uma vez que não há casos confirmados na Baixada Santista. As nove cidades somam 39 casos suspeitos. Em Guarujá, são cinco em análise.

Suspensão de eventos culturais e esportivos e adoção de regime ‘home office’ para o setor público são outras das medidas definidas hoje. Na próxima quinta-feira (19) haverá uma nova reunião entre todos os prefeitos para analisar as medidas já tomadas e avaliar possíveis novas providências.

Em Guarujá, todas as medidas serão regulamentadas por decreto municipal. Importante salientar que as decisões metropolitanas se referem, essencialmente, aos serviços públicos. Porém, as mesmas medidas serão referenciadas a serviços particulares – shoppings centers e hospitais, por exemplo – porém, em caráter de recomendação.

Pioneiro

Guarujá foi o município pioneiro no Estado de São Paulo em adotar um Plano Municipal de Assistência ao Paciente com Sintomatologia Respiratória, com documento publicado no Diário Oficial do Município no dia 19 de fevereiro.

O documento é um guia estratégico, referência a ser adotado na rede de saúde (municipal, estadual e particular) para o atendimento a possíveis suspeitas de infectados. O Plano padroniza normas e tem como uma de suas bases as recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde.

Trata-se de um material provisório, que reúne diretrizes aos profissionais de saúde, além de orientações e encaminhamento de pacientes, sendo ainda referência para os coronavírus COVID-19, SARS e MERS.

Confira as medidas

1) Escolas fechadas – aulas das escolas municipais suspensas por tempo indeterminado a partir do próximo dia 23 (segunda-feira). Recomendação para as instituições privadas. Sendo assim, até a próxima sexta-feira (20), as escolas municipais de Guarujá permanecerão abertas para orientação de pais e alunos, com a manutenção das aulas. Porém, durante este período não serão repassados conteúdos regulares em sala de aula, apenas de prevenção e reforço escolar. Por isso, as faltas não serão computadas. O mesmo vale para as entidades conveniadas, Caecs, EJA e de contraturno escolar e rede privada.

2) Equipamentos e atividades públicas – todos os equipamentos e atividades esportivas, culturais e de lazer serão suspensas a partir desta terça-feira (17), por tempo indeterminado, com exceção dos serviços de Saúde, Segurança e Assistência Social (abrigos e restaurantes populares – Bom Prato). Com isso, estão suspensas as apresentações, exposições e reuniões no Teatro Municipal Procópio Ferreira, no Anfiteatro Ferreira Sampaio, na Usina Cultural e no Museu da Fortaleza da Barra Grande, em Guarujá, bem como os cursos e oficinas realizados nesses locais.

3) Alteração do regime de trabalho das prefeituras – permitindo home office (trabalho em casa), de acordo com a deliberação das chefias imediatas, avaliando a idade, doenças pré existentes e de acordo com a natureza do serviço.

4) Eventos públicos em geral – cancelados. Os cursos organizados pela Secretaria de Relações Sociais de Guarujá – entre eles o de Libras, Mulheres que Cuidam, Promotoras Legais Populares, Dança de Salão e formação de doulas, nos seus respectivos polos, estão suspensos por tempo indeterminado.

5) Eventos privados – suspensão de autorização para eventos privados por tempo indeterminado, incluindo os já autorizados.

6) Locais de grande circulação – recomendação de restrição de circulação de público e atividades em locais como shopping, igreja, clube, centro comercial, cinema, teatro e similares. Força-tarefa para orientação de higiene e medidas preventivas.

7) Plano Regional de Contingência – definição de pauta de demandas de recursos, insumos e equipamentos necessários para o enfrentamento da doença e assistência aos pacientes. A proposta conjunta será elaborada pelos secretários municipais de Saúde e Departamento Regional de Saúde (DRS-4) e encaminhada nesta segunda-feira (16) aos governos Estadual e Federal.

8) Comitê Metropolitano Permanente – colegiado com as nove prefeituras irá se reunir periodicamente para definir novas estratégias. A próxima reunião está marcada para quinta (19), às 9h30.

9) Comunicação – campanha conjunta de divulgação das ações e medidas preventivas, com início nesta segunda-feira (16). Destaque para a importância da adesão da sociedade, principalmente idosos e pessoas com comorbidades (grupos de risco) e jovens (principais agentes de transmissão da doença). Grupo de secretários municipais do setor desenvolverá material informativo.

10) Visitas hospitalares – suspensas por tempo indeterminado. Será permitido apenas acompanhante que não tenha comorbidades.

11) Suspensão de autorização para vans e ônibus de turismo – medida válida para todas as cidades da Baixada Santista, por tempo indeterminado

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement