Regional
Barreira flutuante é instalada em Santos para conter poluição no mar
A Prefeitura de Santos instalou uma barreira flutuante no Canal 4 para evitar que resíduos sólidos cheguem ao mar. O sistema, composto por galões plásticos de 20 litros presos a uma rede de cinco metros de comprimento, foi posicionado estrategicamente para barrar o lixo quando a comporta do canal é aberta.
»» Leia também: Turista desaparece no mar após primeira visita à praia durante excursão no litoral de SP
A instalação, realizada na última terça-feira (17), fixou a barreira com cabos de aço nas extremidades do canal, próximo à primeira passarela de pedestres da Avenida Siqueira Campos. Para garantir sua estabilidade, os galões foram preenchidos com pedregulhos. O lixo acumulado na barreira, principalmente plásticos, é coletado diariamente por equipes de limpeza urbana.
O projeto foi executado pela Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (Sepref) e contou com o acompanhamento do secretário municipal de Meio Ambiente, Marcio Paulo, e estagiários da seção de Educação Ambiental da Semam.
Impacto ambiental e proteção às tartarugas
O secretário Marcio Paulo destacou que o Aquário Municipal recebe, em média, de cinco a seis tartarugas por mês com o estômago cheio de plástico. A barreira, além de evitar que o lixo chegue ao mar, serve como um alerta visual sobre o descarte incorreto de resíduos. “Os animais marinhos confundem o plástico com alimento e acabam morrendo intoxicados. Algumas tartarugas são salvas por meio de cirurgia e passam por um processo de recuperação”, afirmou o secretário em nota.
Outras barreiras instaladas
Além do Canal 4, Santos já possui barreiras semelhantes no Canal 1 (Avenida Pinheiro Machado) e na Zona Noroeste (Jovino de Melo). No Canal 2 (Avenida Bernardino de Campos), a contenção de resíduos é feita por uma barreira industrial. Outra barreira com estrutura diferente foi instalada no Rio São Jorge, sob o Viaduto Mariângela Duarte, como parte da Operação Enrede.
Marcio Paulo anunciou que a prefeitura planeja expandir o projeto para os Canais 5 e 6, completando a cobertura dos principais canais da cidade.
You must be logged in to post a comment Login