Connect with us

Guarujá em Foco

Bombeiros que morreram nos deslizamentos de 2020 são homenageados

Published

on

Divulgação/PMG

Prefeito Válter Suman assinou decreto 14.731, pelo ato heróico praticado pelos cabos da PM Rogério de Moraes Santos e Marciel de Souza Batalha no salvamento às vítimas da maior tragédia da história da Cidade

Guarujá, 2 de março de 2020: uma data que jamais sairá da memória da Cidade. Foi o dia da maior tragédia que se abateu sobre o Município, em função de deslizamentos decorrentes das fortes chuvas que atingiram diversos morros, ceifando a vida de 34 pessoas. Nesta quinta-feira (3), o prefeito de Guarujá, Válter Suman, assinou o decreto 14.731, que presta homenagem póstuma aos bombeiros Rogério de Moraes Santos e Marciel de Souza Batalha, cabos da Polícia Militar, heróis que morreram tentando salvar pessoas atingidas pela tempestade torrencial daquele ano.

Família do cabo Rogério

Família de Marciel

O ato foi formalizado no Paço Moacir dos Santos Filho, no Jardim Santo Antônio, e contou com a presença dos familiares dos bombeiros, que receberam placas (in memoriam) que destacam a bravura no trabalho de resgate às vítimas.

O decreto também inclui a atribuição, de maneira perpétua, do jazigo no Cemitério da Saudade, na Vila Júlia, com os respectivos direitos à família do cabo Rogério. Presente, o tenente do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Heriberto de Andrade Silva, agradeceu o gesto da Administração Municipal. “Muito obrigado ao prefeito, em nome de toda a corporação. Eles (Rogério e Marciel) foram verdadeiros heróis. Por outro lado, essa tragédia mostrou como a Cidade é um exemplo de colaboração, solidariedade, com a força de toda uma população”, afirmou.

Viúva do cabo Rogério, Ana Moraes lembrou da noite em que o marido saiu para trabalhar e não mais voltou. “E ele estava tentando salvar um bebê, que infelizmente também acabou morrendo. Espero que uma tragédia como esta não aconteça novamente”. Também emocionada, a viúva de Marciel, Vanessa Batalha, citou que, assim como Rogério, o marido será sempre lembrado pelo ato heróico. “Muito obrigado por essa homenagem, é muito significativa para nós”.

“Em que pese toda a tristeza desta tragédia, que eu jamais imaginava que aconteceria naquela madrugada, e que nunca mais se apagará da nossa memória, estamos hoje aqui fazendo uma singela homenagem a esses verdadeiros heróis pelo ato de bravura nesse fatídico episódio”, declarou o prefeito de Guarujá.

“Acompanhamos de perto tudo o que aconteceu e de como aqueles dias foram difíceis, um sofrimento para toda Cidade. E eles foram grandes heróis. Sem dúvida, merecida homenagem”, comentou o secretário municipal de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio.

Também participaram da solenidade a vice-prefeita, Adriana Machado, e o presidente da Câmara de Guarujá, José Nilton Lima de Oliveira, entre outras autoridades.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement