Caixa disponibiliza Saque Calamidade do FGTS para moradores de Guarujá

HomeGuarujá em Foco

Caixa disponibiliza Saque Calamidade do FGTS para moradores de Guarujá

Residentes das áreas atingidas pelo temporal devem solicitar o benefício pelo aplicativo Caixa Tem

A Caixa Econômica Federal aprovou, na última sexta-feira (3), o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de Guarujá, em virtude das fortes chuvas que ocorreram nos dias 18 e 19 de fevereiro. Os residentes em várias áreas atingidas pelo temporal já podem solicitar o saldo do FGTS até o dia 21 de maio. Para isso, é necessário solicitar o beneficio pelo aplicativo Caixa Tem.

A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo Caixa Tem, na opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência, ou se dirigir até a Prefeitura de Guarujá. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS na data da solicitação, o valor máximo do saque é limitado à quantia R$ 6.220,00. A relação dos bairros com núcleos informais que constam no Formulário de Informações do Desastre (Fide), da Defesa Civil Municipal são:

• Perequê: Vila Nova, Cidamar, Perequê Praia e Novo Horizonte;
• Pernambuco;
• Mar e Céu: Mar e Céu; Maré Mansa; Sem terra; Vila Rã; Sossego e Areião;
• Virgínia;
• Pedreira: Cantagalo e Barreira do João Guarda;
• Balneário Cidade Atlântica: Cidade Atlântica I e II;
• Enseada: Vila Baiana; Vila Júlia; São Miguel; Vale da Morte e Jardim Três Marias;
• Cachoeira: Morro da Cachoeira; Morro do Engenho; Jardim das Flores; Cachoeira Plana; Vida da Noite e Santa Clara;
• Morrinhos: Morrinhos I, II, III e IV;
• Vila Zilda: Vila Edna, Vila Nova, Vila Selma e Parque da Montanha.

Declaração de Residência

Os moradores das áreas atingidas que não tenham comprovante de residência devem comparecer ao Paço Municipal Raphael Vitiello, a partir da próxima quinta-feira (23), das 9 às 16 horas, para obter declaração de moradia. Os interessados deverão comparecer munidos de cópias e originais de documentos pessoais e comprovantes de que residem naquele endereço informado como: contrato de locação, Número de Inscrição Social (NIS) ou correspondências. Os técnicos da Secretaria Municipal de Habitação atenderão no térreo do Paço, situado na Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio.

Saque Calamidade do FGTS
O Saque Calamidade é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS em decorrência de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência. O valor só é liberado quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública é decretado, conforme ocorreu em 19 de fevereiro por meio do Decreto Estadual 67.502/23.

Como solicitar

O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é
compatível com os sistemas operacionais Android e IOS. Confira o passo a passo:
1 – Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque —Calamidade pública” — acessar a cidade; Guarujá.
2 – Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade,
comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes
da decretação de calamidade;
3 – Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e enviar a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

COMENTÁRIOS

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?