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Câmara de Guarujá apoia túnel imerso para ligação seca

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Por unanimidade, vereadores aprovam documento que defende túnel imerso como a melhor alternativa para a ligação entre Guarujá e Santos.

A Câmara Municipal de Guarujá aprovou, nesta terça-feira (10), moção de apoio ao projeto do túnel imerso como a melhor alternativa para a ligação seca entre Guarujá e Santos e para a expansão da operação no Porto de Santos.

O documento, aprovado por unanimidade na Casa, será encaminhado ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e demais representantes da pasta e autoridades locais. Nesta quinta-feira (12), a Câmara Municipal de Santos também apresentou moção de apoio ao projeto de ligação seca via túnel imerso para solucionar gargalo centenário da Baixada Santista.

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O vereador Toninho Salgado apresentou a moção no plenário da Casa e destacou os benefícios do projeto para a sociedade da Baixada Santista e para o desenvolvimento do Porto de Santos. Salgado lembrou que o projeto do túnel já conta também com apoio da União de Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) composta por representantes dos nove municípios da Baixada Santista.

Segundo ele, a definição pela obra de ligação seca, que tem o objetivo de trazer qualidade de vida à população e desenvolvimento econômico local, está em fase bem avançada. Para ele, o túnel é opção que apresenta melhor custo-benefício para o Porto de Santos e para a população dos municípios.

“Hoje, a travessia obriga mais de 35 mil pessoas a escolher enfrentar as filas das balsas e barcas ou percorrer a rodovia Cônego Domênico Rangoni. Com o túnel imerso com localização central, as pessoas poderão fazer a travessia em menos de cinco minutos, percorrendo apenas 1,7 km em um sistema de mobilidade urbana eficiente e que não sofreará influência das condições climáticas”, defendeu.

Em seu discurso no plenário, o vereador ressaltou que o projeto do túnel, além de beneficiar a população com redução do trânsito e da dependência das balsas veiculares para a travessia, também impacta positivamente a operação portuária no maior porto da América Latina.

“O foco no desenvolvimento econômico, o crescimento na movimentação de carga e expansão do porto provocam a reflexão de como a ligação seca entre Guarujá e Santos não deve restringir a chegada dos grandes navios. O projeto do túnel imerso é o melhor, pois libera o calado aéreo, não traz obstáculos para a navegabilidade mantendo a segurança do tráfego dos navios, bem como a área atual de manobra dessas embarcações para expansão portuária”, disse.

O engenheiro naval Casemiro Tércio de Carvalho, porta-voz da Campanha Vou de Túnel, analisa que as moções das câmaras municipais e o apoio da União de Vereadores da Baixada Santista são demonstrações do avanço do projeto do túnel como opção definitiva para a ligação seca.

“O projeto do túnel imerso entre Santos e Guarujá avançou consideravelmente nos últimos meses. Além das ações do Poder Legislativo, a Santos Port Authority (SPA) abriu chamamento público para receber estudos do empreendimento. O Ministério da Infraestrutura se comprometeu, em audiência pública, a definir qual obra fará a ligação seca até setembro. A única opção viável, que segue a tendência internacional e que atende os interesses tanto da operação portuária quanto da população dos municípios envolvidos é o túnel imerso”, define.

A campanha Vou de Túnel, movimento que conta com apoio de mais de 70 empresas e associações em defesa da obra, também recebeu grande apoio popular nos últimos meses. A petição online disponível no site da campanha está próxima de atingir a marca de 9 mil assinaturas de pessoas que defendem o túnel imerso como a melhor alternativa para ligação entre Guarujá e Santos.

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