Destaque
Câmara institui Comissão para fiscalizar ações da Sabesp em Guarujá
Vereadores querem saber se a companhia de água está cumprindo o cronograma de ações previstos em contrato, firmado em junho de 2018
Uma comissão parlamentar específica, formada pelos vereadores José Nilton Doidão (PSB), Fernando Peitola (MDB), Luciano Tody (MDB), Juninho Eroso (PP) e Sérgio Santa Cruz (PSB), vai fiscalizar, ao longo dos próximos quatro meses, a execução do convênio de cooperação técnica, além do contrato, termos aditivos e demais compromissos que foram firmados entre a Sabesp e a Prefeitura de Guarujá.
O objetivo é apurar as reais causas que atualmente têm comprometido o sistema de captação e distribuição de água no Município e, sobretudo, se a companhia está cumprindo o cronograma de ações previstos em contrato – firmado em junho de 2018 e oficializado pela Lei Complementar 235/18.
“Passados dois anos de vigência desse contrato, os problemas pioraram drasticamente. Sob o argumento de que há escassez de chuvas, a Sabesp vem protelando e se isentando da responsabilidade de cumprir o que foi acordado”, afirma o vereador José Nilton Doidão, que presidirá os trabalhos.
Ele destaca que a solução para o problema é a utilização da Cava da Pedreira – medida que está prevista no acordo entre a Sabesp e a Prefeitura, mas que aparentemente não foi adiante. “Isso sempre foi explanado pela própria empresa como solução definitiva para o armazenamento de água em nossa Cidade. Mas até agora nada foi apresentado, e a população tem sofrido cada vez mais”.
As apurações da comissão deverão compor um relatório, que será analisado pelo plenário da Câmara Municipal, e posteriormente encaminhado aos órgãos de fiscalização.
Primeiras medidas
Entre as primeiras medidas a serem adotadas pela comissão está a convocação dos dirigentes da companhia de água. Dirigentes da Administração Municipal também deverão ser ouvidos. Em breve será divulgado o calendário das oitivas.
You must be logged in to post a comment Login