Guarujá em Foco
Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Infantil reúne cerca de 200 pessoas
Ação aconteceu na Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho e contou com uma ação de cidadania com diversos serviços socioassistenciais, de saúde e apresentações culturais, na Praça 14 Bis
Entoando a frase: “Carinho não pode ser segredo, carinho não pode te dar medo, e se alguém te tocar, sem você deixar, isso está errado”, cerca de 200 pessoas participaram da Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na última sexta-feira (17), realizada pela Prefeitura de Guarujá. A ação aconteceu na Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho e contou também com uma ação de cidadania com diversos serviços socioassistenciais, de saúde e apresentações culturais, na Praça 14 Bis.
»» Leia também: Guarujá prossegue com a programação do Maio Amarelo
“Foi uma ação muito importante para chamar a atenção para uma violência que é tão silenciada e difícil de falar a respeito. Ter os serviços da rede mobilizados em prol deste enfrentamento é o caminho para uma infância protegida e livre de violências, em especial da violência sexual”, afirmou a coordenada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Marina Sales Rodrigues Martins Silva.
O evento que marca o Maio Laranja, mês dedicado à conscientização do tema, foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) e conta com a parceria das secretarias de Saúde (Sesau), Educação (Seduc), Cultura (Secult), Turismo (Setur), além dos Conselhos Tutelares, Conselho Municipal da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Guarujá e Instituto Cultural Ambiental Educacional (CAE).
Caminhada
Durante o percurso pela Avenida Thiago Ferreira, foram entregues panfletos informativos sobre o Maio Laranja. Para o aprendiz do Centro de Formação Profissional Camp Guarujá, Jhonata Vinícius Oliveira Firmino, 18 anos, foi uma ação importante. “Eu ouvi falar de situações que aconteceram com alguns conhecidos. Por isso, é importante levar essa conscientização a todos, para que essa violência não aconteça mais”, afirmou o jovem. Já para Abadia Fernandes da Silva, 62 anos, a ação é fundamental. “Precisamos defender a nossas crianças, isso é uma causa nobre”, comentou.
Ação de Cidadania
Na Praça 14 Bis, o público contou com serviços e orientações do Cadmóvel, além de tendas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social(Creas) e o Caminhão Sabor e Renda.
Na área da saúde, foram realizados atendimentos e orientações do Centro de Atenção Psicossocial (CapsIII) e Álcool e Droga (A.D.), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Móvel e vacinação. A ação também contou com apresentações culturais dos alunos do Instituto Cae e do Caec João Paulo II.
18 de maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 maio e foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. Ele marca um crime bárbaro ocorrido no Espírito Santo,em 1973, contra a menina Araceli, que foi raptada, violentada e morta. O crime segue impune.
You must be logged in to post a comment Login