Guarujá em Foco
Caminhada destaca combate ao abuso e exploração sexual de menores
Evento contará ainda com ação de cidadania na Praça 14 Bis, nesta sexta-feira (17)
A população de Guarujá está convidada a participar de uma caminhada que tem como objetivo conscientizar sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação acontece na próxima sexta-feira (17), a partir das 13 horas, com concentração na Estação das Barcas de Vicente de Carvalho e depois segue pela Avenida Thiago Ferreira, até a Praça 14 Bis. No ponto de chegada, a população vai contar com uma ação de cidadania com diversos serviços socioassistenciais, de saúde e apresentações culturais.
»» Leia também: Paróquias de Guarujá celebram Dia de Nossa Senhora de Fátima nesta segunda-feira (13)
O evento é organizado pelo governo municipal em parceria com os Conselhos Tutelares, Conselho Municipal da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Guarujá e Instituto Cultural Ambiental Educacional (CAE).
“Ações de conscientização como esta fazem parte das diretrizes da Prefeitura. É preciso falar sobre este tema tão importante e envolver todas as políticas públicas na prevenção e no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirmou o titular da pasta, Rafael Carvalho.
Caminhada
Durante o percurso pela Avenida Thiago Ferreira, serão entregues panfletos informativos sobre o 18 de maio. E, para animar a ação, o evento contará com a fanfarra da escola Benedito Cláudio. Já na praça, o público vai contar com serviços e orientações do Cadmóvel, e o Caminhão Sabor e Renda.
Na área da saúde, haverá atendimentos e orientações do Centro de Atenção Psicossocial (Caps III) e Álcool e Droga (A.D.), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Móvel e vacinação. A ação também contará com apresentações culturais dos alunos do Instituto Cae e do Caec João Paulo II.
18 de maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 maio e foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. Ele marca um crime bárbaro ocorrido no Espírito Santo, em 1973, contra a menina Araceli, que foi raptada, violentada e morta. O crime segue impune.
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente instituiu, há 24 anos, a “Campanha Nacional Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. A ação tem como símbolo uma flor amarela, que remete à lembrança dos desenhos da primeira infância, associando também a necessidade do cuidado e proteção na infância.
You must be logged in to post a comment Login