Connect with us

Guarujá em Foco

Campanha conscientiza sobre destinação correta do óleo de cozinha usado

Publicado

em

Ação terá exposição de fotos, doação de mudas nativas e inauguração de estação de sustentabilidade com ponto de entrega voluntária do resíduo e embalagens em geral (Divulgação)

3,8 bilhões de litros, este foi o consumo estimado de óleo comestível no Brasil, em 2021. A destinação correta do produto usado traz benefícios sociais, econômicos e ambientais. O óleo de cozinha é considerado um resíduo de alto valor, depois de reciclado serve como matéria-prima para a produção de biodiesel, produtos de higiene, tintas e até ração animal.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado e a reciclagem do óleo usado e outros resíduos, de 23 a 25 de fevereiro, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá promovem a 3ª edição da campanha Óleo Sustentável no Verão.

— Leia também: Vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional

As ações de sustentabilidade acontecem em duas praias do Guarujá, Perequê e Prainha Branca, e contam com exposição de fotos inéditas da região, distribuição de materiais informativos biodegradáveis, doação de mudas nativas, atividades de educação ambiental e a inauguração de uma estação de Sustentabilidade permanente com um ponto de entrega voluntária (PEV) de óleo de cozinha usado e de embalagens em geral na Prainha Branca.

“Essas ações são essenciais e devem sensibilizar todos os públicos, de crianças a adultos, sobre a importância da destinação apropriada de resíduos. O óleo de cozinha por exemplo, um item básico na mesa do brasileiro, mas o seu consumo pode gerar resíduos. Os processos produtivos do óleo garantem os cuidados com o meio ambiente, entregando um produto de qualidade aos consumidores, mas para completar o conceito de economia circular e diminuir os impactos ambientais é necessário que o óleo usado seja corretamente descartado”, comenta Aline Lazzarotto, coordenadora de Sustentabilidade da ABIOVE.

Para Sidnei Aranha, Secretário de Meio Ambiente do Guarujá, além de propagar informações extremamente relevantes e valiosas para o público, o projeto deixa um legado inestimável à população e ao meio ambiente com a inauguração da Estação de Sustentabilidade permanente com ponto de entrega de óleo de cozinha usado e de embalagens na Prainha Branca, unidade de conservação localizada na reserva ambiental da Serra do Guararu.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement