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Campanha Nacional da Voz agiliza quase 3 mil exames em 22 estados

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Patrocinada pelo Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, iniciativa também conta com ações focadas em públicos específicos, a exemplo de docentes e tabagistas

Com objetivo de alertar a população sobre a importância de se prevenir contra as doenças que afetam o sistema fonatório, a Campanha Nacional da Voz segue até o próximo dia 31 de julho, oferecendo exames gratuitos de laringoscopia em 22 estados da federação. Os interessados em receber o atendimento gratuito devem se cadastrar através do site bocaegarganta.com.br. Caso confirmada alguma alteração, o paciente é encaminhado para o atendimento especializado em unidades públicas cadastradas.

Desde o início da campanha, em abril, quase 3 mil atendimentos já foram agendados por meio da iniciativa – que tem o patrocínio do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia e é organizada pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Desse total, mais de 500 já foram realizados.

Ações de conscientização, focadas em públicos específicos, também estão sendo realizadas durante o período. Nesta quinta-feira (15), docentes e profissionais de saúde bucal participaram de um bate-papo com o Dr. Domingos Tsuji – uma das maiores referências neste segmento, no Sesc Vila Mariana.

O encontro também teve a participação da fonoaudióloga Bruna Rocha. Juntos, eles expuseram aos presentes uma série de questões que envolvem a saúde da voz; tiraram dúvidas e ensinaram técnicas de aquecimento e relaxamento das pregas vocais.

“O uso excessivo da voz acaba provocando lesões nas cordas vocais, o chamado fonotraumatismo. É um problema que, na maioria das vezes, é sanado com descanso e hidratação, mas é importante estar atento. Rouquidão que persiste em mais duas, três semanas, é sinal de alerta. O sintoma mais clássico de câncer de laringe é justamente a alteração da voz”, enfatizou Dr. Tsuji, lembrando que o Brasil é um dos países com maior taxa de diagnósticos da doença. “Embora a curabilidade seja alta, é fundamental o diagnóstico precoce e isso nem sempre acontece.”

Na mesma linha, a fonoaudióloga destacou a importância da hidratação como principal forma de evitar lesões nas pregas vocais e também ensinou técnicas de aquecimento e desaquecimento da voz. “O autoconhecimento é fundamental para avaliarmos possíveis alterações. Os exercícios de fonação contribuem muito para isso e servem como indicativo importante em casos de alteração que precisam ser investigados”, afirmou Bruna.

Anos de docência e rouquidão crônica

O bate-papo foi mediado pelo biólogo Octávio Weber, que atualmente compõe a Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc, e tem um histórico de problemas relacionados ao sistema fonatório.

No início dos anos 2000, após 11 anos atuando como professor em escolas da rede pública e privada, ele passou a ter rouquidão crônica. “Tive uma fissura nas pregas vocais que, mesmo tratada, até hoje ainda compromete minha voz. Uma das causas, acredito eu, foi justamente a falta de hidratação. Antigamente, os professores eram orientados a não tomar água em frente aos alunos. O entendimento era de que isso despertaria sede neles e, por isso, pediriam para sair da sala.”

Pesquisa do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinprosp), em parceria com o Centro de Estudos da Voz, aponta que 63% dos professores já tiveram problemas com a voz. No setor público, dados do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP (Apeoesp) indicam que a perda de voz é um dos motivos que mais justificam o afastamento de professores por questões médicas.

Campanha Nacional da Voz

Lançada no último dia 10 de abril, a Campanha Nacional da Voz segue até o dia 31 de julho com ações em todo o país, focadas nos mais variados públicos. O objetivo é alertar a população sobre os principais cuidados com a voz e sobre a importância da prevenção de doenças vocais.

O Hospital Paulista é o patrocinador oficial da campanha, que tem como organizadores a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

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