Connect with us

Colunas

Campanha propõe aumento de doadores de sangue

Publicado

em

Divulgação

No próximo dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2005, para a promoção da conscientização da população sobre a necessidade de adesão à causa, em benefício de milhares de enfermos que necessitam de transfusões de sangue. Começa a campanha Junho Vermelho!

Leia também: É fogo? Pode contar com o hidrante!

Segundo as últimas informações do Ministério da Saúde, no Brasil, 1,8% da população doa sangue com regularidade. O percentual fica um pouco abaixo do ideal estimado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que seria de 2%, como necessário para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um País.

Apesar desses números, os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Hemorrede Pública Nacional encontram-se com os estoques no limite e com dificuldade na manutenção dos estoques estratégicos. Por isso, é importante a conscientização sobre a importância da doação.

Os dados do Ministério da Saúde estimam que cerca de 3,4 milhões de pessoas realizam transfusões de sangue anualmente, e o número de doadores ainda precisam aumentar.

Se você é saudável e tem entre 16 e 69 anos veja as condições para doar e doe!

Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos. Para os menores (entre 16 e 18 anos) é necessário o consentimento dos responsáveis. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já tiver feito alguma doação antes dos 60. Também é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

O doador tem que estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar em jejum. Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto. No Brasil, a doação é voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco.

Como a Pandemia de Novo Coronavírus ainda não acabou, é importante lembrar sobre as restrições voltadas à doença: pessoas infectadas pela COVID-19 devem aguardar para doarem 30 dias após o desaparecimento total dos sintomas. Aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas ou estão em suspeita de contaminação devem aguardar 14 dias após o contato para se dirigirem ao local de doação.

Em Guarujá, quem puder doar sangue deve se dirigir ao Banco de Sangue do Hospital Santo Amaro (HSA), das 7h as 12h, sem agendamento prévio. Candidatos vacinados, após 7 dias da aplicação. Para informações de grupos entre em contato através do telefone (13) 3389-1515.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement