Colunas
CAMPANHAS LEMBRAM SOBRE PREVENÇÃO
Janeiro Branco, Outubro Rosa, Novembro Azul… Você, certamente, já conhece alguma dessas campanhas. Esse calendário colorido da saúde tem o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos causados por algumas doenças.
Leia também: História de Guarujá pode ser conhecida através do CEDOM
As campanhas são um alerta para a conscientização sobre a prevenção de doenças, abertura de debates sobre cada doença, prevenção e troca de experiências com pessoas que a superaram.
A partir deste mês a Coluna Entre Sons e Tons tem a tarefa de trazer para nossos leitores a lembrança de cada campanha mensal, oferecendo a inspiração para que busquem os cuidados preventivos para si, e para aquelas pessoas com que se importam. Neste mês de abril, a cor da campanha da saúde é o azul, remetendo para o cuidado e entendimento sobre o Autismo.
COMO SÃO ESTABELECIDAS AS CORES DOS MESES NAS CAMPANHAS?
Embora ainda não haja um calendário oficial estabelecido sobre a cor de cada mês, a disseminação das campanhas ocorre, sobremaneira, de acordo com o engajamento da mídia, empresas, clínicas, hospitais, indústria farmacêutica, organizações não governamentais, instituições públicas ou privadas.
Quanto maior for a divulgação, maior é a chance de que a cor escolhida seja fixada na mente das pessoas e associadas imediatamente à sua causa.
Inquestionavelmente, os meses de outubro e novembro recebem um destaque maior devido às campanhas que favorecem o engajamento das pessoas, resultando assim no Outubro Rosa e no Novembro Azul, com foco na prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata, respectivamente.
Praticamente todos os meses do ano recebem uma cor, sendo que, às vezes, as cores dos meses podem até se coincidir. E nós estaremos aqui para lembra-los.
ABRIL AZUL REMETE À CONSCIENTIZAÇÃO AO AUTISMO
Abril Azul traz o debate sobre o autismo. No último dia 02, o mundo se voltou para o tema no Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Ele foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com o propósito de difundir informações e enfrentar os preconceitos e estigmas que existem em relação às pessoas com autismo.
Há autistas em todos os lugares e cada vez mais apropriados de seus direitos humanos, sociais, civis e políticos. O autismo é uma condição de saúde caracterizada por comprometimento da interação social e da fala, bem como alteração comportamental. Abrange vários níveis de comprometimento, dos mais leves aos mais severos.
Em crianças, a única forma para confirmar o diagnóstico de autismo é consultando um pediatra ou um neuropediatra. Em adultos, o diagnóstico é dado pelo neurologista ou um psiquiatra, que entenda de autismo ou que receba um paciente com o resultado da avaliação diagnóstica feita por um neuropsicólogo.
O QUE DEVEMOS APRENDER COM ESSAS CORES?
Por mais que a vida atual esteja bastante acelerada é necessário se cuidar. Manter uma alimentação equilibrada, fazer exames laboratoriais e de imagens, ir ao médico com uma frequência determinada.
Não hesite em fazer uma consulta após um alerta de que algo não vai bem. Faça exercícios e relaxe a mente. Mantenha um equilíbrio em todos os aspectos da sua vida. Cuide-se bem e consulte seu médico quando necessário! Se inspire nas campanhas mensais para manter a mente e o corpo sãos.
You must be logged in to post a comment Login