Connect with us

Brasil/Mundo

Capital Paulista registra madrugada mais fria do ano com -1,7°C em Parelheiros-Marsilac

Publicado

em

Nesta terça-feira (27), São Paulo enfrentou a madrugada mais fria de 2024, com termômetros marcando uma média de 4,7°C, conforme os registros das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. A menor temperatura foi registrada na região de Parelheiros-Marsilac, na zona sul da capital, onde os termômetros marcaram -1,7°C. A manhã começou com sol entre poucas nuvens e uma forte sensação de frio.

»» Leia também: TSE recebe em média uma denúncia de propaganda irregular por minuto

Segundo os meteorologistas do CGE, a terça-feira será marcada por céu claro, com poucas nuvens e uma persistente sensação de frio ao longo do dia. A temperatura máxima prevista é de 18°C, e os índices de umidade do ar devem se manter em torno de 40%. A Defesa Civil Municipal mantém o estado de alerta para baixas temperaturas desde a sexta-feira (23), às 15h25.

Nos próximos dias, a massa de ar frio de origem polar deve perder intensidade gradualmente. A partir de quinta-feira (29), as temperaturas começam a subir, especialmente durante as tardes. As madrugadas ainda serão frias, com mínimas em torno de 12°C, mas o céu deve permanecer com poucas nuvens e a previsão é de predomínio de sol. A temperatura máxima deve chegar aos 25°C, com umidade mínima ao redor de 40%, e sem previsão de chuva para a capital e região metropolitana de São Paulo.

O fim de semana deve ser marcado por tempo aberto e sol, com índices de umidade do ar em declínio na semana seguinte.

Na quarta-feira (28), a cidade deve amanhecer com névoa úmida e céu nublado. A madrugada continuará fria, com temperaturas médias em torno de 8°C. Com o sol predominando ao longo do dia, a máxima pode chegar aos 21°C durante a tarde, com umidade mínima em torno de 45%.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) informou que, entre as 18h de segunda-feira (26) e as 8h desta terça-feira, a Operação Baixas Temperaturas (OBT) realizou 1.141 abordagens e 1.140 acolhimentos em serviços da rede socioassistencial, incluindo tendas, busca ativa nas ruas e atendimento direto nos locais de acolhimento.

Durante a operação, nas dez tendas montadas na cidade, foram realizados 23.202 atendimentos e distribuídos 48.435 itens, incluindo 6.588 sopas, 7.650 pães, 3.144 chás, 4.820 chocolates quentes, 22.603 garrafas de água e 3.630 cobertores. Além disso, 37 pessoas receberam atendimento junto a seus pets, com 38 animais assistidos, 32 potes de ração distribuídos e três vacinas aplicadas.

Diante das baixas temperaturas, a Defesa Civil do Estado de São Paulo abriu o Abrigo Solidário, que nesta madrugada acolheu 153 pessoas (144 homens e nove mulheres) e dois animais de estimação. O abrigo, localizado na Estação Pedro II do Metrô, no centro de São Paulo, está funcionando desde sábado (24) e tem capacidade para acolher até 100 pessoas por noite, além de seus pets, que recebem água e ração. O abrigo oferece colchões, cobertores, refeições gratuitas (jantar e café da manhã) e banheiros químicos.

Na cidade de São Bernardo do Campo, um morador de rua foi encontrado morto na manhã de segunda-feira (26). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a Polícia Civil está investigando o caso. A vítima foi encontrada em uma praça no centro da cidade, ainda não identificada. Policiais militares atenderam a ocorrência, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito. O caso foi registrado como morte suspeita no 1º DP da cidade, que aguarda a conclusão dos laudos periciais para esclarecer os fatos.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement