Connect with us

São Vicente

Caravelas-portuguesas são encontradas em praia de SV

Published

on

- Foto: Andreia Souza/Arquivo Pessoal

Caravelas-portuguesas (Physalia physalis) foram encontradas, na tarde de sábado (25), na praia do Itararé, em São Vicente. O animal, parente das águas-vivas e das anêmonas-do-mar, possui tentáculos cheios de células urticantes.

A cuidadora Andreia Souza, de 47 anos, diz que encontrou três caravelas-portuguesas. Elas estavam próximas umas das outras. “Poderiam ter mais (em outros lugares), fiquei com medo. Entrei no mar para me lavar porque tive que ir embora e, infelizmente, não pude fazer nada”.

– Leia também: Guarujá tem novas lixeiras ao longo da Rua Mário Ribeiro

De acordo com ela, poucas pessoas estavam na praia no momento, mas haviam crianças. “É um risco, por isso quis alertar, principalmente, as crianças. (As caravelas) estavam na faixa de areia onde as pessoas costumam caminhar. São belas, encantam e ao vivo são lindas pelo brilho, por serem transparentes”.

Ainda de acordo com Andreia, as caravelas-portuguesas estavam em meio de madeiras e sujeiras, que vieram do mar. “Se estavam vivas não sei, não se mexiam e nem estavam ressecadas”.

A Prefeitura de São Vicente, informou que não têm registros na cidade sobre a aparição dos animais.

Caravelas-portuguesas

A caravela-portuguesa (Physalia physalis) vive nas águas de todas as regiões tropicais dos oceanos. Ela possui tentáculos cheios de células urticantes, e apesar de parecer um único animal, é uma colônia composta por muitos animais inter-relacionados (pólipos). Em caso de acidentes com as caravelas-portuguesas, a orientação é evitar jogar água no ferimento ou esfregá-lo.

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement