Connect with us

Guarujá em Foco

Carro Fúnebre retorna a Guarujá com mostra especial

Published

on

O carro fúnebre de Santos Dumont está previsto para retornar à Guarujá no próximo mês de junho, para exposição especial que será realizada no Ferry Boat Plaza Shopping (Praça Nações Unidas, S/N – Vila Ligya).

Tatiana Macedo
Da Reportagem

O carro fúnebre de Santos Dumont está previsto para retornar à Guarujá no próximo mês de junho, para exposição especial que será realizada no Ferry Boat Plaza Shopping (Praça Nações Unidas, S/N – Vila Ligya). Em princípio, o carro ficará em exposição a partir de 01 de junho até o final do mês de julho, em alusão às datas de nascimento e morte do inventor, que ocorreram 20 e 23 de julho, respectivamente.

O veículo, um Chevrolet Ramona, fabricado em 1929, que conduziu o corpo do aviador brasileiro após seu suicídio no Grand Hotel La Plage, no dia 23 de julho de 1932, foi restaurado por meio de cooperação entre a Memorial Necrópole Ecumênica de Santos e a Prefeitura de Guarujá.

Segundo Fábio Santos, secretário municipal de turismo de Guarujá, o carro esteve no Museu de Carros Antigos, localizado no Memorial desde 2020, passando pela restauração. “O veículo estava, provisoriamente, na garagem municipal. Após firmarmos a parceria com o Grupo Altstut, que administra o Memorial, e ele
foi transferido para o museu, onde passou pelo restauro”, conta Fábio.

“O veículo estava, provisoriamente, na garagem municipal. Após firmarmos a parceria com o Grupo Altstut, que administra o Memorial, e ele foi transferido para o museu, onde passou pelo restauro”, conta Fábio.

O modelo Chevrolet Ramona que conduziu o corpo de Santos Dumont foi feito com 70% de madeira e possui um motor de seis cilindros. “O motor do carro não foi restaurado, mas o carro teve todo o seu madeiramento recuperado, além das peças de alumínio”, pontua.

“Ficamos muito felizes por contar com a doação do Grupo Altstut, porque o carro é uma relíquia histórica de Guarujá. Agora, o teremos de volta à Cidade para contemplação de quem quiser conhecê-lo ou revê-lo. O local foi escolhido por ser um local de grande de fluxo de público”, afirma o secretário.

90 ANOS DA MORTE

Às vésperas de completar 90 anos da morte do aviador, a exposição contará também com outros documentos históricos sobre a vida e morte do cientista. “Estamos em contato com um grupo de pessoas, incluindo um descendente, que nos ajudaram a reunir um acervo com fotos, desenhos e outros registros da época. Vamos fazer uma bela exposição em homenagem à Santos Dumont”, antecipa Fábio.

No dia do funeral de Santos-Dumont, o carro fúnebre passou pela Avenida Puglisi, seguindo até a balsa da travessia Santos-Guarujá em direção à cidade de São Paulo. O carro ganhou um pavilhão no Centro de Guarujá, onde ficou abrigado no canteiro central que divide a avenida Leomil por mais de três décadas.

Em 2017, foi retirado do local e levado à garagem municipal. No local onde ele estava localizado agora é compartilhado entre a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Defesa e Convivência Social, com um Posto de Atendimento ao Turista (PAT).

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

VERSÃO IMPRESSA
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

NOSSOS COLUNISTAS

Advertisement
Advertisement
Advertisement